terça-feira, 18 de junho de 2013

Datafolha: 84% dos participantes do protesto em São Paulo não têm partido

Uma novidade radical. As manifestações de ontem podem ser interpretadas como uma lufada de século XXI. A quase totalidade dos nossos políticos profissionais não entenderam absolutamente nada.
Contudo, a pesquisa DATAFOLHA revela que os manifestantes de ontem não possuem o mesmo perfil que a base pauperizada do lulismo. Aguardemos como esta base social interpretará esta mobilização gigantesca. Até então, rechaçava tudo o que conspirava contra a ordem.

Datafolha: 84% dos participantes do protesto em São Paulo não têm partido

71% participaram ontem pela primeira vez dos protestos. Maioria tem entre 26 e 35 anos

Das 65 mil pessoas que se reuniram no largo da Batata, em São Paulo, para participar do protesto nesta segunda-feira, 84% não têm preferência partidária, de acordo com pesquisa Datafolha.
As reivindicações dos manifestantes, que nos primeiros dias protestavam contra o aumento da tarifa do transporte, foram ampliadas: mais investimentos na saúde, mais dinheiro na educação, fim da corrupção, rejeição ao projeto de emenda constitucional que retira poderes de investigação do Ministério Público, e mais questões locais.
Ainda segundo o Datafolha, 71% dos presentes estiveram ontem pela primeira vez no protesto. A maioria tem entre 26 e 35 anos e 81% souberam do ato pelo Facebook. No total, 85% dos presentes buscaram informações pela internet.
De forma pacífica, os manifestantes entoaram frases como "O povo unido não precisa de partido" e "Sem partido, sem partido", e pediam para que as bandeiras de partidos políticos fossem guardadas.
Ao contrário do protesto anterior, na quinta-feira, não houve confrontos ou casos de vandalismo na maior parte do percurso, exceto à noite, quando um grupo de manifestantes forçou as grades e tentou invadir o Palácio dos Bandeirantes. 

Nenhum comentário: