quarta-feira, 26 de junho de 2013

Anastasia se reúne com Comitê dos Atingidos pela Copa, em BH

As mobilizações, em BH, são lideradas por várias organizações e articulações, como o "Fora Lacerda", Brigadas Populares e COPAC (Comitê Popular dos Atingidos pela Copa). Ontem, o governador de Minas Gerais se movimentou para começar a receber estas articulações, começando pelo COPAC. Em rápidos contatos realizados ao longo da tarde, acertou agenda para uma primeira reunião, no início da noite.
A reunião não tinha pauta definida e até o anúncio à imprensa foi negociado com o Comitê.
Foi a primeira de várias reuniões com os organizadores das manifestações.
O principal ponto discutido nesta primeira reunião foi a segurança na manifestação de hoje, jogo do Brasil na semifinal das Copas das Confederações.
O limite de segurança (perto do Mineirão) será demarcado com uma barreira sem a presença de policiais, que ficarão distantes. A PM só reagirá se manifestantes agredirem a polícia. Um representante das mobilizações e um policial militar se responsabilizarão pelo diálogo e negociações durante a passeata de hoje.
O ponto negativo ficou por conta da ação, impetrada pelo governo estadual, contra o SindUTE (professores estaduais) e o Sindpol (servidores da polícia civil). Num momento de tensão, o melhor seria aguardar para tomar uma decisão mais ofensiva. Mesmo porque, SindUTE está envolvido com as manifestações desde o início deste processo popular de tomada das ruas de Belo Horizonte.

 

2 comentários:

AF Sturt Silva disse...

O grave é que há ataques isolados a polícia e a repressão generalizada as manifestações. Este é o ponto, que o Paulo Passarinho estava tocando, e vc deu um chega pra lá nele (rs).

Rudá Ricci disse...

Pomba! Eu gosto prá caraca do Paulo Passarinho. Sério que deu a impressão de um chega prá lá?
Vou explicar o que está me preocupando: a violência descambar de vez. Você sabe que se isto ocorrer, quem sofre é a esquerda e o povão desavisado.