quinta-feira, 27 de junho de 2013

Assembléia de organizadores das manifestações em BH eleva o tom

Nesta noite foi realizada assembléia aberta dos organizadores das manifestações em BH para avaliar o que ocorreu ontem e definir novos passos.
O tom foi mais radicalizado, mas não revela mudanças concretas de ação e mobilização. Trata-se, portanto, de radicalização discursiva. Insisto que, na minha avaliação, trata-se de um aprendizado político natural, muito difícil de apresentar alguma evolução rápida.
Muitos que pediram a palavra criticaram a reunião com o governador; culparam os governos municipal, estadual e federal pela morte do jovem metalúrgico Douglas (na madrugada de hoje); sugeriram alterar o nome do viaduto José Alencar pelo do jovem que faleceu. Chegaram a demonstrar preocupações com o que seria uma suposta divisão entre vandalismo e manifestantes.
Mas não houve nenhuma reflexão mais profunda do momento atual. Os oradores não fazem uma leitura mais geral sobre a população brasileira, nem sobre o momento histórico que vivem. Podem mudar o país, mas se radicalizarem no discurso como grande parte fez hoje, ficarão isolados e perderão uma chance que dificilmente terão novamente com a força que ganharam nos últimos dias.
Enfim, trata-se de um aprendizado. Se perderem esta oportunidade, será uma pena, mas não esquecerão mais desta autodemonstração de força política. Quem, das ruas, conseguiu fazer o Congresso Nacional recuar tanto e até o Judiciário decidir sobre a prisão de um deputado? Quem conseguiu obrigar a Presidente Dilma se reunir com tantas organizações sociais como agora? Quem revelou a esclerose, com tanta nitidez, do nosso sistema partidário?
Será uma pena os jovens organizadores não conseguirem perceber a avenida política que abriram. Será uma pena falarem para seus pares, quando poderiam dar um passo maior e falar para milhões.
Contudo, já fizeram mais que muitos de nós. Estão ainda com crédito. Mas poderiam avançar mais.

4 comentários:

Vandernailen disse...

Rudá,
Aqui o Medina, da UEMG, você segue o movimento e eu sigo os seus passos. Vai ser realmente uma pena se não conseguirmos ver essse movimento se organizar e levar o Brasil mais pra frente.

Vandernailen disse...

Você tem alguma informação a respeito do movimento contra a Rede Globo? Repercuta na sua página.

Unknown disse...

Rudá, você não opina quando vai? Não dá pra prestar um serviço de coaching pra esses jovens não?

Rudá Ricci disse...

Não opino. Só digo algo nas redes sociais. Este é o momento deles. Não sou e nem desejo liderar ou tutelar nada.