sábado, 22 de junho de 2013

PM mineira ataca manifestantes

O humor esteve presente, como em todas manifestações, em BH. Uma frase, dentre tantas, dizia: "Queremos políticos com padrão FIFA". Ou: "enfia os 20 centavos no SUS". E, ainda: "Não vandalize. Os políticos não gostam de concorrência". Um grupo de jovens portavam papelões grandes, imitando os escudos do batalhão de choque, onde se lia: "Batalhão da Paz". 
Mas aí, o pau comeu. Policiais jogaram gás em quem estava pacificamente na manifestação. Pablo Cândido, da equipe do Instituto Cultiva, relata (às 17h56):
Me puxaram. Sensação de desmaio. Gás seca minha boca e os olhos ardem pela segunda vez. Mais uma experiência que não tolero. O embate está aberto. Ferrou!
Na noite de sexta, mais de 150 pessoas, de diversas organizações sociais – sindicatos, partidos, movimentos sociais, pastorais sociais, estudantes – se reuniram em Belo Horizonte para discutir as mobilizações em curso na cidade e no país e tentar traçar formas de atuação conjunta. Já está convocada uma nova reunião, no domingo (o panfleto da convocatória ilustra esta nota). Há algo de muito equivocado. Não vi nenhum estímulo ao confronto. Alguma pressão para ultrapassar os limites estabelecidos pela PM e Fifa. Nada mais. 

Nenhum comentário: