quinta-feira, 20 de junho de 2013

Lula reage e convoca reunião com centrais sindicais

Estava realmente estranho. Lula estava muito silencioso.
Ontem, à portas fechadas, o ex-Presidente se reuniu com várias centrais sindicais para "discutir a conjuntura". A CUT afirmou que a reunião estava agendada há mais de um mês. Pode até ser. Mas, então, para que uma reunião tão reservada, ainda mais neste momento?
O fato é que Lula, ao final da gestão, tentou emplacar a Consolidação das Leis Sociais. Além da disputa de liderança e agenda nas ruas, as centrais sindicais têm muito o que fazer politicamente. Lula sempre ameaçou ir para as ruas quando a oposição acenava com seu impeachment.
Agora, as ruas estão tomadas. A questão que fica é: e agora, José?



Lula chama reunião com centrais para debater 'conjuntura do país'

Encontro acontece em meio às manifestações de rua que começaram contra tarifas de transporte e viraram atos 'contra tudo'
por Eduardo Maretti, da RBA 
São Paulo – Em meio ao crescimento das manifestações de rua, que começaram contra as tarifas do transporte público e estão se transformando em atos genéricos "contra tudo", o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne às 14h30 de hoje com as centrais sindicais no Instituto Lula, em São Paulo.
A pauta da reunião não foi divulgada. Segundo a assessoria do presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, o encontro está marcado há mais de um mês e, nele, vai-se discutir "a conjuntura do país".
Já o presidente da Força Sindical, o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT-SP), diz que a reunião foi pedida pelo próprio Lula. Ele acredita que serão discutidos temas que “a presidenta Dilma Rousseff se recusa a debater com os trabalhadores”.
Esses temas, de acordo com Paulinho, são a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, o fim do fator previdenciário, política salarial para os aposentados e correção da tabela do Imposto de Renda.

Nem o presidente da Força nem a assessoria de Vagner Freitas confirmaram se na pauta “de conjuntura” será debatida a questão das manifestações.

2 comentários:

COMO PENSO E VEJO disse...

espere Lula !

kopriveguiu disse...

No Chile, nos anos 70-73 as ruas eram tomadas desse jeito. Não há outro jeito. E creio que têm mais é que ser tomadas mesmo.
Não espere, Lula.