domingo, 23 de junho de 2013

Pesquisa revela perfil do manifestante em Belo Horizonte

O Instituto Innovare acaba de divulgar pesquisa em que revela o perfil dos manifestantes de Belo Horizonte e suas opiniões políticas. A pesquisa define o lugar dos políticos profissionais:
a) 27% rejeitam os partidos. Destes, 25% rejeita o PSDB e 23% o PT;
b) Na intenção de voto para Presidente, 26,4% cravariam seu voto em Joaquim Barbosa, seguido de Marina Silva (18,6%), Dilma (14,2%) e Aécio (6,6%). Em sua terra natal, o senador Aécio não chegaria ao segundo turno se o eleitorado mineiro tivesse este perfil jovem da capital. O mais preocupante: 1/3 não votaria em ninguém ou anularia seu voto;
c) Metade rejeita o governo de Marcio Lacerda;
d) 30% consideram o governo Dilma regular e outros 30%.

Vejam os principais dados abaixo:

QUEM É E O QUE PENSA O MANIFESTANTE DE BELO HORIZONTE
23.06.13
Postado por  em INNOVARE
image
A Innovare Pesquisa de Mercado e Opinião realizou uma pesquisa com manifestantes em Belo Horizonte, no dia 22 de junho de 2013, com concentração na Praça Sete. Foram realizadas 409 entrevistas, com um questionário de 5 minutos de duração. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.
Estes resultados devem ser lidos como estatisticamente representativos do público presente nesta manifestação e não deve ser generalizado para outros protestos ocorridos em outras regiões da Cidade ou da Região metropolitana de Belo Horizonte.
Nesta avaliação, apresentamos de forma descritiva os principais resultados e, durante a próxima semana, publicaremos, no Blog da Innovare, as análises e interpretações desses resultados e dos novos desdobramentos das manifestações.

PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA:

brasil-protesto-belo-horizonte-20130622-09-size-598
1 – PERFIL DOS PARTICIPANTES: Quem são os manifestantes?
80% dos participantes residem na cidade de Belo Horizonte, os demais 20% são moradores de alguma cidade da Região Metropolitana ou em uma cidade do interior do Estado.
Mulheres e homens participaram das manifestações na mesma proporção.
A maioria dos presentes era de jovens, somente 26,5% deles possuem mais de 40 anos de idade. 54,5% deles possuem menos de 25 anos.
A escolaridade média dos entrevistados é elevada, quando comparada com a média da população brasileira. Cerca de 33,0% deles possuem curso superior e outros 32,0% possuem curso superior incompleto.
A grande maioria dos participantes faz parte da População economicamente ativa, 70,7% dos participantes. A participação de estudantes foi de 20,8%.
Metade dos entrevistados possuem uma renda familiar, somando-se os rendimentos de todos os membros da família, abaixo de 5 salários mínimos mensais.
 galeria14
2 - ÍNDICE DE PARTICIPAÇÃO NAS MANIFESTAÇÕES
É elevado o índice de frequência dentre os participantes. Nas últimas semanas, 60,9% dos participantes estiveram em mais de uma manifestação. Sendo que 40% do total estiveram presentes em três ou mais manifestações.
Os mais frequentes nas manifestações são os entrevistados de escolaridade de ensino médio incompleto ou completo e pertencente à população economicamente ativa.
3 - CANAIS DE INFORMAÇÃO SOBRE AS MANIFESTAÇÕES
Os participantes obtêm informações sobre as manifestações através das redes sociais. O Facebook com 69,9%, a internet com 66,7% são os meios de informação mais utilizados pelos manifestantes. A  TV fica  com 37,4%.
 protesto_bh
4 - AVALIAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL
4.1 – AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO MÁRCIO LACERDA
A avaliação da administração Márcio Lacerda é muito negativa para 71,6% dos entrevistados. Para a metade deles, 50,1%, ela é péssima e para 21,5% ela é ruim. Não existe diferença de avaliação em relação ao sexo do entrevistado, a faixa etária, escolaridade, situação de trabalho ou renda. Quanto mais frequente é o entrevistado nas manifestações, pior é a avaliação da administração do Prefeito Municipal.
4.2 – AVALIAÇÃO DA ADMISTRAÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL, ANTÔNIO ANASTASIA.
A avaliação da administração Antônio Anastasia é igualmente negativa. 70,4% a consideram ruim ou péssima: 49,9% para a resposta péssima, e 20,5% para a ruim. Não existe diferença de avaliação em relação ao sexo do entrevistado. Quanto mais jovem e educado o entrevistado, piores são os índices de avaliação. Assim, como para Márcio Lacerda, os índices de avaliação pioram ainda mais quando cresce a frequência de participação nas manifestações.
4.3 – AVALIAÇÃO DA ADMINSTRAÇÃO DA ATUAL PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DILMA ROUSSEFF
Dos três níveis de governo, a administração Dilma Rousseff é a que apresenta os menores índices de avaliação negativa. Para 47,7% dos entrevistados ela é negativa, ruim com 16,9% e péssima 30,8%. Outros 34,5% consideram a administração regular. Ótima e boa somam 17,1%.  A avaliação não é afetada pelo sexo e idade do manifestante, tendendo a piorar junto às faixas de escolaridade média e renda familiar mais baixa. Ao contrário das avaliações de Márcio Lacerda e Antônio Anastasia, Dilma tem o seu pior desempenho de avaliação junto aos entrevistados menos frequentes nas manifestações.
 manifestação-antonio-02
5 – PRINCIPAIS PROBLEMAS DO PAÍS
Os entrevistados podiam indicar quais seriam os três principais problemas do país. Somando todas as respostas, encontramos três problemas de maior relevância na percepção dos entrevistados, são eles: Educação com 26,9% das respostas, saúde com 26,9% e corrupção com 15,8%. Em outro patamar de repostas ainda se destacam: Segurança pública com 8,2% e transporte coletivo com 8,0%.
 20130618110018424387e
6 – A POLÍCIA E O USO DA FORÇA
Perguntamos aos entrevistados se, na opinião deles, a polícia tem usado força excessiva em relação aos manifestantes, ou se ela tem respeitado o direito de protesto dos participantes. Os entrevistados ficam divididos em relação ao assunto, para 43,8% a polícia tem utilizado força excessiva e para 51,6% a policia tem respeitado o direito de protestar dos manifestantes.  É importante lembrar que a coleta de dados foi realizada na Praça Sete, antes dos conflitos com a polícia que ocorreram nas proximidades do Mineirão.
 brasil-protesto-belo-horizonte-20130622-11-size-598
7 – ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Perguntamos aos entrevistados em quem eles tinham votado no primeiro turno das eleições de 2010 e em quem pretendem votar nas eleições de 2014. Os resultados foram os seguintes:
Eleições de 2010
Dilma Rousseff                  40,1%
José Serra                           4,6%
Marina Silva                       16,4%
Outros                                   2,2%
Não votou                           22,2%
Não Lembra                      2,5%
Os eleitores que votaram em Dilma na última eleição presidencial concentram-se em faixas etárias mais elevadas, acima de 30 anos de idade, escolaridade superior incompleto ou completo.
A intenção de voto para as eleições de 2014, para a pergunta estimulada, são os seguintes:
Dilma Rousseff                                 14,2%
Aécio Neves                                        6,6%
Marina Silva                                        18,6%
Eduardo Campos                             0,7%
Joaquim Barbosa                             26,4%
Ninguém/Branco/nulo                 30,8%
Não sabe                                            2,6%
É elevadíssimo o percentual de manifestantes que pretendem votar branco e nulo nas próximas eleições presidenciais. São eles entrevistados de escolaridade de nível médio, trabalhadores com carteira assinada e que estiveram presentes em três ou mais manifestações nas últimas semanas.
Dilma tende a perder, em relação aos que nela votaram em 2010, em todas as faixas de renda, escolaridade e situação de trabalho. O seu menor índice de queda são entre os manifestantes de escolaridade superior e idade entre 40 e 49 anos.
Joaquim Barbosa tende a ser mais votado entre os participantes de idade acima de 30 anos de renda média e Marina Silva tende a crescer junto aos participantes com escolaridade superior incompleto, junto aos estudantes e entrevistados de renda mais baixa. Os dois crescem entre os participantes mais assíduos nas manifestações.
 20130618105100706356e
8 – PREFERÊNCIA E REJEIÇÃO PARTIDÁRIA.
78% dos manifestantes não se identificam com nenhum partido brasileiro. O PT é a preferência partidária de 9,3% dos entrevistados e o PSDB aparece com 2,0%.
26,4% dos entrevistados rejeitam todos os partidos políticos. O PSDB tem 25,2% de rejeição e o PT 23,7%.

Um comentário:

AF Sturt Silva disse...

Só um dado em relação à eleição que queria comentar:

Figuras como Barbosa e Marina aparece bem avaliadas para as próximas eleições.
O primeiro deve a seu papel ativo no processo do “mensalão”. Papel que de a ele, diante dos olhos da opinião pública, o de lutador do povo contra a corrupção. Barbosa é ligado a uma instituição de nossa democracia liberal-burguesa, o judiciário, que ainda é visto como poder progressista, apesar de ser conservador como os outros dois. Talvez, por isso mesmo, que ele é mais bem avaliado nas ruas do que os líderes dos outros dois poderes.

A Marina é devido ela não está ligada a nenhum partido político e muito menos a nenhuma instituição política, no entanto está ligado justamente ao REDE e aos neopentecostais, conservadores, que devido à despolitização de nossa sociedade não vê estes vínculos como problemas para caso seja eleita faça as transformações (gritos das ruas) que o país precisa.

O Aécio, apesar está ligado ao PSDB, muito rejeitado, mas como não vem aparecendo à frente de nenhum projeto progressista nacional, como aparece Barbosa, não tem apoio, nem mesmo dos jovens despolitizados ou conservadores.