sábado, 29 de junho de 2013

Aprovação de Dilma despenca e segundo turno parece certo

Que o impacto das manifestações sobre a popularidade da Presidente Dilma (e todos outros governantes) seria um desastre, já era líquido e certo. Mas a dimensão é muito significativa. Nem é preciso citar os números, bastando ver a curva descendente, de 57% para 30% (avaliações ótimo e bom), como capturou o Datafolha.
Mais significativo é o crescimento dos que avaliam seu governo como ruim ou  péssimo; de 9% para 25%.
Há que se considerar, contudo, os meandros desta queda brutal.
Em primeiro lugar, o nordeste (onde está a maioria dos que recebem bolsa família) ainda mantém a avaliação ótimo/bom em 40%. Os recebem até 2 salários mínimos e possuem ensino fundamental, também sustentam um índice maior de avaliações positivas (entre 35% e 38% de ótimo/bom).
Mas há o outro lado: a base de apoio e confiança parece pouco segura e fundamentada. Em três semanas, a onda de protestos corroeu índices de popularidade que permaneciam altos desde o início da gestão Dilma. É verdade que já apareciam sinais de abalo, principalmente com o boato do fim do bolsa família.
Resta, agora, entender se o desmoronamento atingiu todo sistema de representação formal ou se o governo federal é o mais ferido neste tiroteio popular.
O segundo turno, contudo, parece cada vez mais certo. Não sabemos, contudo, se serão dois candidatos exaustos e à beira do colapso ou uma briga emocionante até o último segundo.

Um comentário:

GilsonSampaio disse...

Rudá,
Nesse tempo de conturbação, se todo os ensaios são permitidos, logo, as ilações são legítimas.
Perdoe a invasão, não é o caso de roubar prestígio para o meu blog.

Ricardo Kotscho além de ter trabalhado no governo, é amigo pessoal de Lula. E, como não tem almoço de graça, essa revelação sobre "mágoa"(?) cabe bem no dito popular "debaixo desse angu tem caroço". Calculadamente não usou o termo traição. Não acho que Kotscho jogaria gasolina na fogueira inocentemente. Some-se a isso o anúncio de Lula que vai assumir a liderança das manifestações...
Delírio, mas, nem tanto: esse "rompimento público" seria o plano B para a volta de Lula?
Depois dessa acho que os petistas irão rever suas posições fanáticas.
http://gilsonsampaio.blogspot.com.br/2013/06/dilma-despenca-e-ricardo-kotscho-joga.html
"E, ainda por cima, no atropelo para virar o jogo, Dilma acabou magoando seus dois principais aliados, o ex-presidente Lula e o vice Michel Temer, ao mandar um emissário consultar Fernando Henrique Cardoso sobre a sua proposta de reforma política, antes de apresenta-la aos líderes dos partidos que ainda a apoiam no Congresso Nacional."
Inté