quarta-feira, 9 de junho de 2010

Carta de desfiliação de Sandra Starling do PT


MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO
Adeus ao Partido dos Trabalhadores

Sandra Starling

Ao tempo em que lutávamos para fundar o PT e apoiar o sindicalismo ainda “autêntico” pelo Brasil afora, aprendi a expressão que intitula este artigo. Era repetida a boca pequena pela peãozada, nas portas de fábricas ou em reuniões, quase clandestinas, para designar a opressão que pesava sobre eles dentro das empresas.Tantos anos mais tarde e vejo a mesma frase estampada em um blog jornalístico como conselho aos petistas diante da decisão tomada pela Direção Nacional, sob o patrocínio de Lula e sua candidata, para impor uma chapa comum PMDB/PT nas eleições deste ano em Minas Gerais. É com o coração partido e lágrimas nos olhos que repudio essa frase e ouso afirmar que, talvez, eu não tenha mesmo juízo, mas não me curvarei à imposição de quem quer que seja dentro daquele que foi meu partido por tantos e tantos anos. Ajudei a fundá-lo, com muito sacrifício pessoal; tive a honra de ser a sua primeira candidata ao governo de Minas Gerais em 1982. Lá se vão vinte e oito anos! Tudo era alegria, coragem, audácia para aquele amontoado de gente de todo jeito: pobres, remediados, intelectuais, trabalhadores rurais, operários, desempregados, professores, estudantes. Íamos de casa em casa tentando convencer as pessoas a se filiarem a um partido que nascia sem dono, “de baixo para cima”, dando “vez e voz” aos trabalhadores. Nossa crença abrigava a coragem de ser inocente e proclamar nossa pureza diante da política tradicional. Vendíamos estrelinhas de plástico para não receber doações empresariais. Pedíamos que todos contribuíssem espontaneamente para um partido que nascia para não devermos nada aos tubarões. Em Minas tivemos a ousadia de lançar uma mulher para candidata ao Governo e um negro, operário, como candidato ao Senado. E em Minas (antes, como talvez agora) jogava-se a partida decisiva para os rumos do País naquela época. Ali se forjava a transição pactuada, que segue sendo pacto para transição alguma. Recordo tudo isso apenas para compartilhar as imagens que rondam minha tristeza. Não sou daqueles que pensam que, antes, éramos perfeitos. Reconheço erros e me dispus inúmeras vezes a superá-los. Isso me fez ficar no partido depois de experiências dolorosas que culminaram com a necessidade de me defender de uma absurda insinuação de falsidade ideológica, partida da língua de um aloprado que a usou, sem sucesso, como espada para me caluniar. Pensei que ficaria no PT até meu último dia de vida. Mas não aceito fazer parte de uma farsa: participei de uma prévia para escolher um candidato petista ao governo, sem que se colocasse a hipótese de aliança com o PMDB. Prevalece, agora, a vontade dos de cima. Trocando em miúdos, vejo que é hora de, mais uma vez, parafrasear Chico Buarque: “Eu bato o portão sem fazer alarde. Eu levo a carteira de identidade. Uma saideira, muita saudade. E a leve impressão de que já vou tarde.”

30 comentários:

Claudinha disse...

Que coisa horrorosa aconteceu em MG! Ainda bem, que Lula nem sequer cogitou intervir no RS. Aguardemos os resultados nas urnas. Temo que a Dilma perca para a somatória dos votos nulos e brancos. Não creio que votos de petistas migrem para Serra. Parece-me que o problema não será o primeiro turno, em que petistas ou simpatizantes, terão a possibilidade de votar no Plínio ou na Marina. Mas num segundo turno, branco e nulo é perigoso. Foi assim na eleição de 2008, em que Mª do Rosário [Dep. Fed. PT] perdeu, muito em função dos votos inválidos, que foram mais de 200 mil.
Claudia.

Unknown disse...

Isto é o PT , aliás sempre foi assim, agora começa a ficar mais evidente.

Cristóvão Feil disse...

E o blogueiro não comenta?

Só reporta e olha de longe?

Cristóvao Feil

Penha disse...

Não é apenas para a SANDRA que existe a dificuldade para estar dentro de um partido como o Partido dos Trabalhadores, que cresceu muito, e precisa se adequar sempre...pois o maior propósito é a conquista de espaços para a garantia de conquistas sociais...essa postura virá sempre dos que podem acordar de uma cama quente, dentro de um quarto com ar de ótima qualidade ...mas muitas vezes apoiar uma força do tipo PP garante que a Naná de lá da favela São Remo, na periferia de São Paulo possa usufruir de alterações substanciais na sua vida... o lenga lenga dos bem vividos socialista não tiram a Naná dauqela casa com uma unica porta, uma unica janela, cheia de bolor...a alma vai pro diabo, mas salvar muitas outras de fome é bem mais importante, o caminho é uma escolha, se o PT chegou a estar assim, pergunto pra Sandra...putz, pq não se aproximou mais dos filiados, da massa, e encarou..O PT esta as portas de um encontro nacional...e a imprensa aproveita para enfraquecer o partido...quer dizer...tentar...boa sorte! pq estamos cansados de lenga lenga, vai lá e pergunta pra Naná o que ela acha, mas entrem dentro da casa dela, pra ver se engolir vários sapos não é necessário...

Rudá Ricci disse...

Cristóvão,
O blogueiro é um tagarela nato e tenta, às vezes, se conter. No twitter, acabo expressando mais minha decepção e tristeza. O PT virou o partido da ordem. Não tiro os méritos do governo Lula: efetivamente retirou milhões de brasileiros da pobreza. Mas não garantiu sustentabilidade. E adotou uma noção atrasada de progresso e não de desenvolvimento. Para piorar, bloqueou toda e qualquer mecanismo de controle social. É um governo social-liberal e engoliu o PT. Lamento profundamente porque aos 17 anos ajudei a fundar o partido. Éramos sonhadores, ousados, coletivistas, abnegados. Fomos derrotados por uma nova geração de pragmáticos. Eles são vitorisos, mas sem utopia.

Penha disse...

Eu tb fico muito triste, por ver que na hora que mais precisamos , por cansaço ou comodismo sei lá, alguns antigos pulam do barco...tudo bem, podem pular, mas nada de levar a bóia hein! Impressionante como o PARTIDO DOS TRABALHADORES ficou responsavel por salvar o Brasil de 500 anos de dominio do statuo quo...coisa de louco, 8 anos encabeçando o governo federal e sendo obrigado a por o Pais nos eixos em todos os lados, desde de 1500...putz, não tinha nenhum socialista na nau portuguesa...mais essa ainda! Dai nos força senhor!

Rudá Ricci disse...

Penha,
Não se trata de pular do barco. É como um relacionamento que se esgota. Ficar para que? Para ser numero? Os "donos do poder" mandam e desmandam e não ouvem. Imagine: fizeram uma consulta às bases que todos sabiam que era uma mera encenação. Se quiser, conto o que ocorreu nos último quinze anos no interior do PT. Aliás, conto um pouco no livro que será lançado em duas semanas (Lulismo: da Era dos Movimentos sociais à ascensão da nova classe média)

Penha disse...

Rudá

Estar dentro de um partido, qualquer que seja, não é fácil...vc sabe seu papel! Se vc tem bala na agulha ( dinheiro! ) pode atravessar os mares sem muitas dores, até conduzir a nau...mas se vc só tem a força de trabalho! Hum, só dentro dos espaços como diretórios...um relacionamneto se esgota pq? Pq um lado esta sempre conseguindo ser beneficiado...mas pra isso acontecer, o outro tb foi cumplice! Deixou, não se posicionou, cansou de lutar...Tá, eu não me iludo que na formação desta esquerda que temos hj , estamos vendo os grupos de afinidades, simples assim. Dentro do PT existem vários grupos, dentro do Psol ( costelinha petista) tb, e assim vai...se alguém aqui me garantir que apesar de tudo temos uma construção solida na esquerda...po, retiro tudo o que disse! Mas é um ciclo vicioso, vão fazer em outro partido o que fizeram dentro do PT...simples...então fico aqui mesmo, como força de trabalho e mente observadora para não cair em armadilha e dar pro statuo quo o que ele mais quer: o seu retorno ao governo federal com toda a força!Em 2005 não queriam cassar o PT? ahhh, com alusão ao mensalão? E tá, vou acreditando nessa força toda , e não me preocupo com uma assembléia de São Paulo que engaveta 100 cpis? inclusive sabendo que lá em Londres funcionários da ALSTON pegaram uma "cana" em março último. Oras senhores, vejam bem quem é o inimigo...pois ficar atirando de soldado do mesmo front só vai diminuir nossas forças...mas eu sou apenas uma simples militante, desde 1982...que já fiquei muito triste sim, mas como me dei ao trabalho por conhcer naná, os wellingtons da vida ( garotos q mantem suas familias através do desumano labor no mundo paralelo nas favelas ) deixei de ser utópica tomando vinho chileno num bate papo com miguxos há muito meus caros, só assim pude entender uma monte de coisas que me incomodavam e perceber se eu queria do jeito X tinha que ir há luta...é , uma escolha..

Minha Natureza é Essa disse...

Segundo o que postou a Penha, o negócio é abanar o rabo e engolir a seco todas as contradições e incoerências vividas e provocadas pelo PT, desde que passou a ser vidraça, e não pedra, mais.O negócio é manter um casamento de fachada, mesmo sendo traído constantemente.
Já repararam na qualidade das pessoas que resolveram pedir divórcio dos PTralhas ??
É gente do nível de um Fernando Gabeira, Luciana Genro, Cristóvão Buarque, Plínio de Arruda Sampaio, Sandra Starling, Marina Silva e tantos outros.

É assustador !!! Socorro !!!

Anônimo disse...

É triste ver como um partido tem de abandonar seus ideais para chegar ao poder.

Unknown disse...

Para (Penha disse... )


O PT espera que você continue assim...submissa e sem vontade de pensar.


Esse é o grande trunfo desse "partidinho comunista",Ter você como lemingue.
Um dia, ainda você sentira falta desta liberdade de dizer o que pensa,e vera (já tarde) que você foi responsável, pela ditadura esquerdopata, tanto quando os (novos) tubarões, que mamam do dinheiro que você também paga.

Penha disse...

Tá vendo Rudá, como o negocio é dificil, pelo que vejo vc tá off, ou então fechou os comentarios ( tipo, não aprovou o meu ultimo ) vixe, já estou acostumada, agente faz uma interferencia na linha de rasciocinio e tuf...adeus post. Enfim, como milito e tenho pratica de envolvimento social, não consigo ser tão simplista quantos os intelectuais...O PT TRAIU A CLASSE TRABALHADORA...TÁ BOM, mas RUDA, quantos seres humanos estão na classe trabalhadora? e os que não estão inseridos ficam como? hummm, sei, sei...é o seguinte, nunca serei convencida dos argumentos dos "intelectuais" que falam em PT mudou seu modo, PT se adequou ...mas a intelectualidadde não, e se afastaram da base...a base corre como pode, ai os aproveitadores tomam conta dos espaços que não são ocupados...

Nem aceita este post...só pra vcs saberem que nem todo militante petista foge, desiste ou se curva a toa...a questão destes rachas é a existencia de varios grupos...Tenho um exemplo pra vc ...Como é que um partido como o PSOL, por exemplo, quer por o dedo na cara do PT se dentro da sua executiva nacional, um integrannte é filho de um banqueiro, e fez a idiotice de colocar uma materia numa revista de grande circulação, falando sobre seu histórico..que o que mais ficou marcado foi o fato de seu pai ser banqueiro, mas nenhuma gota de história de militancia...pá...que droga!Sou filhinho de banqueiro, mas tô junto da massa trabalhadora...hum...não estou dizendo q este individuo não poderia ter sua opinião propria, sendo filho de um burgues...apenas que ele nunca deveria ter deixado que este fato fosse o mais importante da sua vida, pois lançou mão deste artigo em plena campanha eleitoral em 2008 na vereança de são paulo...brincadeira, vou lá no historico da criaura e nunca militou em canto algum...movimreno estudantil, ou sei lá...entrou pro psol em 2007 e puf...hj esta na executiva nacional...opa...é isso? hehehehe...tenho grana tenho poder Rudá...só queria que a intectualidade esquerdista deixasse de ser hipocrita e estupida...só isso.Mas parece que esta longe, não é o povo que interessa e sim seu lugar notorio...é uma tristeza!

Dalton disse...

E olha que ela nem mencionou que seu ex-partido se transformou numa agremiação de ladrões e corruptos.

Oni Presente disse...

Os dissidentes, em nome da vaidade pessoal
No PT é assim, sempre tem os que se acham "iluminados" e põe suas vaidades acima de um projeto mais audacioso, mais factível. Foi assim com a Heloísa Helena, com Marina Silva e agora com Sandra Starling.

Rudá Ricci disse...

Ih, Penha. Você pensa que eu não trabalho. Cheguei hoje de São José do Rio Preto e tive poucos minutos para me preparar para outra palestra, em Lagoa Santa. Cheguei neste momento de lá (20h39).
Perceba como tira conclusões apressadas do que não sabe.
Não há traição de classe. O que houve foi traição de projeto. Imagino que não conheça o manifesto que lançou o PT. Dê uma lida e depois conversamos.
O que acho é que militante do PT está sendo transformado pela cúpula em militonto.

Penha disse...

humm...conheço o de fundação e da ultima convenção, reafirmando nossa luta pelo socialismo...mas enfim, se quando uma familia tem um desajuste, ela expurga o desajuste para fora e não o resolve...continuará tendo problemas,

em qualquer lugar, no PT, no etc...etc...como disse nosso amigo acima...

Pros iluminados é mais dificil, muito mais dificl...

Tranquilo, a academia jamais entrará na casa da dona Helena sem dente, com 5 filhos e 3 netos mesmo, imagina, a academia dentro daquele casebre embolorado cravado sobre um corrego na 4ª maior cidade do mundo!!!humpf

É, ainda temos naufragos da corte portuguesa...e por isso não bato mais no FHC...na esquerda ele tem replicas fervorosas...e o povo!???

ahhh! o povo se vira, com a imagem de algum santo ou num culto das igrejas evangelicas materialistas!

Pq o importante mesmo é quebrar o discurso, projeto politico negado??? jamais, meu caro!

Apenas o caminho esta sendo mais tortuoso do que esperavamos...e este debate foi um belo exemplo. Um amigo entrou aqui e me enviou uma msg, dizendo..."vc é louca! vai se queimar com um super ?? afee...nãnã...já vi esse filme, desde de sempre...se vc enfrenta, vc tem que estar preparado para apanhar...e talvez este epaço seja de afagos nos egos...puf...hehehe...apanhei...mas continuarei pensando assim, e QUE HORROR minha senhora é ver um cidadão querendo ser presidente, depois dele mesmo ter assumido q nunca entrou numa favela! ahhh, vai saber então a dor do outro? nunca... que horror e ver uma mulher que tem sua idade, e em pleno seculo 21 colocar o dedo indicador numa ficha de matricula...ISSO É QUE HORROR, o resto é pura falacia academica...que muitos preferem!

descansem..ótima noite a tod@s

Penha disse...

putz, militonto não é como o psdb e a folha se referiam sempre ???

tá vendo? A acdemia esta pegando fogo! e a direita volver...rindo como nunca!

Rudá Ricci disse...

Não, Penha. Acho que temos um gap entre nossas histórias. Militonto é o termo que nós, de esquerda, damos para os que não decidem, só seguram bandeiras e são usados pelas cúpulas partidárias. Quando criamos o PT, criticávamos os partidos ditos de esquerda que usavam a base partidária. Criticávamos a correia de transmissão (outro termo clássico da esquerda) que ocorria entre sindicatos e partidos. Você não é obrigada a saber da história e termos da esquerda, mas poderia ao menos não julgar a partir de seu único ponto de vista. O PT virou justamente o que ele criticava para ser fundado. Para ser o que é, porque não ficamos no partidão?

Rudá Ricci disse...

Continuando, Penha. Percebo que está desesperada com a saída dos históricos. Fique tranquila. Democracia é isto: escolhemos o que nos identifica.
Para seu conhecimento: nós, que fundamos, fomos sempre nas casas de dona Maria. "Batíamos perna". Eu mesmo, acordava 4h da manhã e fazia porta de fábrica, algo que hoje os petistas não fazem mais. Fazíamos reuniões nas comunidades rurais. Cursos e mais cursos, seminários. E não havia diferenças entre nós. Deputados tinham que se submeter à vontade da base. Por acaso sabe o que ocorreu com Marco Aurélio Ribeiro (não confundir com o Garcia) e Airton Soares que queriam votar em Tancredo no colégio eleitoral? Eu fui do diretório de Perdizes e frequentava as reuniões com Paulo Freire, muitas vezes com a presença de Suplicy (ele não era de lá, como eu, mas por estar ao lado da PUC...). Não havia distinção. Era preciso pedir a palavra e todos eram só um voto. Entende o que mudou? Não é mais isto. Tudo se decide pela cúpula. E, digo mais, eu lutei. Qualquer histórico sabe disto. Sou conhecido entre petistas. Enfrentei o enquadramento de Zé Dirceu, o enquadramento das escolas sindicais que Lorezentti, Gilmar Carneiro e Delúbio impuseram. Mas os espaços diminuíram. Partido não é família, é identidade política e ideológica. Este seu discurso parece o da Toyota (família Toyota, eles denominam os operários que exploram).

Cristóvão Feil disse...

Rudá, me alegro que penses assim.
Porque assim é.

Abç.

CF

jdaniel disse...

Quando da fundação do PT, quase todos os companheiros que comigo militavam no PCB oPTaram. Eu fiquei onde estava. Sinceramente, não acreditei na proposta original do PT, mas admirava os petistas. Eram pessoas sinceras, honestas e corajosas. Mas eu acreditava que um partido político não poderia ser um gueto. Era necessário uma visão mais ampla e que contemplasse um projeto neste sentido. Para mim, na época, o PCB tinha este projeto. Depois veio o PPS e me mantive fiel, até o dia em que lançaram o Ciro Gomes para Presidente. Naquele dia, peguei meu boné e fui tratar da minha vida. Estou desde então sem filiação. Votei no Lula em todas as eleições, exceto em 2006. Me considero de Esquerda, até porque seria muito difícil reescrever minha vida, esquecer o passado e abrir mão de minhas utopias. MAS O PT MUDOU! E mudou muito, muito mesmo!

O PT se caracterizava pela democracia interna, o que era extremamente estranho para alguém que cresceu sob a doutrina do Centralismo "Democrático" praticado no PCB, nos moldes soviéticos. Hoje, olhando para traz, vejo que este era o VERDADEIRO ASPECTO REVOLUCIONÁRIO do Partido. Mas como eu disse, isto é passado. Não existe mais.

Um outro aspecto muito interessante do passado do PT era a pequena diferença entre a VONTADE da cúpula e o DESEJO da militância. Disto, restou APENAS a VONTADE da CÚPULA, que se tornou mais fechada ainda.

E a militância? A militância perdeu sua identidade e se transformou em MERA REPERCUTIDORA de slogans, chavões e palavras de ordem. Constitui-se, hoje, numa MASSA de manobra literalmente ACRÍTICA, que abriu mão de seus DESEJOS. Uma massa MESSIÂNICA que passa de uma posição para outra, sem qualquer reflexão, seguindo os ditames do "PRAGMATISMO" do PODER pelo PODER.

Quem é a Dilma? O que ela fez ou pensa?

O Lula perdeu o encanto. A vaidade o dominou e distorceu seu senso de realidade e carisma. Adora a bajulação barata, venha de onde vier. Para atingir seus objetivos de PODER passou por cima de tudo e de todos. Especializou-se em destruir antigos companheiros e aliados, tal qual fazia o Brizola. Hoje não passa de um caudilho.

O PT se fez por seus militantes, e somente seus militantes poderão resgatá-lo. Mas antes terão que refletir sobre tudo o que fizeram com o Partido nos últimos oito anos. Por enquanto, como DONOS DO PODER, as coisas ainda estão dando certo em alguns pontos, como ser O PODER, mas um dia, se o Brasil ainda se mantiver democrático, vocês deixarão o PODER e terão que RECOMPOR O DISCURSO. O que restará do DISCURSO? E mais ainda: RESTARÁ ALGUMA COISA QUE PRESTE?

Parem e reflitam. Façam uma relação com os nomes das pessoas que sairam do PT e a comparem com os que se aliaram ao PT. Comparem uma Sandra Starling a um José Sarney. Comparem um Cristóvam Buarque a um Renan Calheiros. Comparem uma Heloisa Helena a um Romero Jucá...

Vejam o resultado e constatem o resultado...

Xeque-Marx disse...

Interessante que neste ano o PSTU irá lançar uma candidata mulher ao governo, e um operário negro ao Senado.

O PT enquanto alternativa de esquerda já morreu faz tempo.

O PSTU hoje é a alternativa socialista para a classe trabalhadora.

Carlos Lima disse...

A SANDRA não gosta da DILMA, fazer da munição para oposição uma hora dessas é até traição, esta justificativa da aliança em MINAS é pura balela dela, a de antes foi muito mais terrível, más como era o PT cabeça de chapa ela aceitou e não falou nada. Ela esquece um outro detalhe o PMDB apoio o PT na sua hora mais grave, no epsódio do "MENSALÃO" o PMDB ficou estacas e não deixou o NOSSO GRANDE PRESIDENTE LULA se engolido pela mídia e pela oposição rasteira, o PMDB tem tanto crédito quanto o PT na redemocratização do BRASIL, a SANDRA sempre foi uma equipe dela só. Sempre acha que sua idéia são meritosas que as suas e eu não chamaria TRABALADORES de "PEÃOZADA" talvez seja esta a noção de identificar quem trabalha como num jogo de xadrez, sacrifica-se os peões para proteger o rei.Pense Sandra você é guereira tanto quanto nós e nos dois lados tem gente ruim e boa. você ainda acredita que o PT ganha eleição sozinho tá enganada, porque se não já tinha-mos governador petista. Reflita companheira.

Alexandre Oliveira disse...

Vendo a tristeza nos comentários dos petistas e ex-petistas, acho que seria muito saudável para o partido a derrota da Dilma.
Isso provavelmente enfraqueceria a cúpula caudilha e permitiria o pt das bases, retomar as rédeas.

admx disse...

Venho aqui dar pitaco, mas estou mesmo comovido com o caso do Maranhão: Ali sim, o PT se ajoelhou ao pior coronelismo do Brasil, chamado JOSE SARNEY!!! Ali tem gente fazendo greve de fome, tem militante rasgando a bandeira, e tem o Brasil vendo um disparate sem igual na história recente. O PT poderia muito bem não se dobrar a isso em busca de um triunfo eleitoral de pirro (Lula tá me influenciando rs rs). Tudo pelo poder, a qualquer custo, e o povo, o militante, o que segura as bases indo pro ralo... Pior que gente assim, séria e comprometida dentro do partido, NÃO vai nunca fazer parte do governo, vai ser apenas usado e jogado fora qdo inconveniente ficar. Por a mão na massa pra fazer as mudanças nunca - ali só entram os que chafurdam na lama.

Unknown disse...

Cacilda, que evasão de notáveis e históricos petistas! Quem sobreviverá? Zé Dirceu, Genoíno...Que tristeza! Desde de 95 deixei de militar no PT, por motivos pessoais (fiquei viúvo c/ 3 filhos pqs, etc), mas o acompanho pela imprensa ( a gde e a alternativa) e pelos amigos q insistem de "teimoso e de pirraça". Dá p/ perceber uma gde mudança(e p/ pior) nos valores, mentalidade e comportamento. E aí o q fazer? Ingressar em outro, por oportunismo (vide Soninha no PPS), c/ outros vícios e + caciques? Ou fundar outro partido e fragmentar ainda + a esquerda? Que dureza!
Sempre ouvi o jargão q a "esquerda é burra". E é verdade, há mtos ególatras, mtos duelos de egos! É + fácil o Antonio Ermírio se aliar ao Maluf, q o PSOL ou O PSTU/CAUSA OPERÁRIA ("3 costelinhas" do PT) SE ALIAREM AO PT!!!
Acho q a saída é resistir, num primeiro momento, depois "recolher os cacos" e se depurar dos "bugs" (valores, práticas e mentalidade) q se instalaram nos últimos anos. E num 3º momento buscar a "convergência" c/ outras forças da esquerda democrática: principalmente ir em busca "das mtas ovelhinhas desgarradas, crias do PT".
Sempre é + fácil destruir ou abandonar q recuperar e salvar! Mas valeria a pena? Acho q sim, se voltarmos ao 1° amor: os ideais, a utopia, as forças q criaram o PT; a sua novidade e práticas originais...
Senão vai acontecer como no Cristianismo: Católicos e + 30.000 denominações de não-católicos!

Gisele Silva Araújo disse...

A primeira objeção que faço pulula do próprio texto da Sandra Starling quando ela diz que, utilizando Chico Buarque, vai embora "sem fazer alarde". Faz uma carta pra dizer que vai sem alarde? Sou carioca. Mas creio que também em Minas, como no Rio de Janeiro, lançar uma carta pública é fazer alarde......
No mais, gente, Carlos Lima e Penha têm razão... Seus argumentos são distintos, mas eu ouso relevar o eixo que não pode nos deixar tergiversar: o reforço à candidatura de Dilma (e ela tem anos de história no PT) é condição necessária para a esquerda e os movimentos sociais não voltarem à condição de "criminosos", como foi não só na ditadura militar, mas também nos anos "democráticos" regidos pelo PSDB. Se é pra ir pra frente, derrotemos primeiro o inimigo comum. Não é à toa que sempre dizem que a direita se une facilmente, e que derrota a esquerda porque ela se divide em mil idiossincrasias. Vamos pensar. Vamos pensar.
Abraços, com admiração ao Rudá.
Gisele Silva Araújo

gilettepress disse...

Esta é apenas mais uma das milhares de razões pelas quais eu admiro e respeito Sandra Starling!

João Cayres disse...

Parabéns Penha! Faço minhas muito de tuas palavras!

Minha Natureza é Essa disse...

Três anos se passaram, desde meu último post. O que não passou foi o mesmo desprezo que sinto pelo que sobrou deste partido funesto, que nada lembra os tempos de sua fundação.