sexta-feira, 18 de junho de 2010

Professores mineiros emparedados


Toda greve persegue ao menos três objetivos: a) conquistas econômicas e sociais; b) desgaste do empregador; c) reforço da unidade da base sindical e legitimidade da direção sindical.
Durante quase 50 dias os professores da rede estadual de Minas Gerais resistiram. Foi uma das maiores greves da categoria. Ao final, abriram processo de negociação com o governo estadual. Para tanto, retornaram ao trabalho. Nesta semana, o governo apresentou uma proposta que desorganiza toda carreira da categoria.
Ocorreu o velho estilo rolo compressor. Um empregador, após enfrentar uma greve de tanto tempo, desgastante para todos, joga outra carta apostando que a categoria não terá fôlego para retomar a greve.
O Sindute-MG, o maior sindicato cutista de Minas Gerais, percebe-se emparedado, vítima de um jogo bruto do governo Aécio. Esta é uma das facetas nunca reveladas publicamente: o quanto o governo Aécio não conseguiu estabelecer uma postura de negociação com quem não pensa como ele. Não se trata de ceder, mas de adotar uma filosofia política, um padrão democrático de comportamento. O jogo pode ser duro, a negociação eficiente, mas não há necessidade de desgastar sempre o adversário.
Como ensinoa Sun Tzu: "Não interrompas a marcha de um exército em seu retorno para casa. Um exército cercado deve ter uma saída. Não pressiones um inimigo desesperado."

Nenhum comentário: