sábado, 18 de agosto de 2012

Professor incentiva, mas não lê

Matéria do Estadão do dia 15 último revela o que já se dizia aqui ou acolá: os professores não leem no seu tempo livre.Esta é a conclusão que chega a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 3, coordenado pela socióloga Zoara Failla. Vejam esta passagem da matéria do jornal:


Segundo Zoara, 150 educadores responderam à pesquisa e acabaram reproduzindo o que a população apresenta como dificuldade de leitura e interesse pelo livro. No tempo livre, ao invés de ler, eles também assistem a televisão, lazer preferido de 85% dos brasileiros. "Se não temos dentro da escola um professor que é alguém que já foi despertado para o gosto da leitura, dificilmente ele vai conseguir cativar o seu aluno. Se ele mesmo não conhece a emoção de ler, que repertório ele tem para escolher livros adequados para aquela faixa etária e para o interesse dos seus alunos?", questiona.
Biblioteca. O brasileiro vê a biblioteca como uma extensão da escola: dos 24% que frequentam, 80% são estudantes. Zoara lembra que para muitas cidades, ela é o único equipamento cultural. Mas fecham à noite e nos fins de semana, não contam com acervo atualizado e não investem em programação. Enfim, ficam confortáveis na posição de guardiãs dos livros. Uma contação de história ou a presença de um autor lá já seria meio caminho andado para despertar o interesse pelo livro. Porém, para 33% dos brasileiros, nada os convenceria a ir a uma biblioteca.
RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL 3
Org.: Zoara Failla. Editora: IPL e Imprensa Oficial (344 págs., R$ 30)

Um comentário:

Ewerardo Tabatinga disse...

Posso até não ler livros, como deveria, mas, ter preferência pela televisão.... pelamordedeus!
Já houve um tempo em que eu lia mais, é verdade, mas, mesmo assim, há sempre um livro aqui na cabeceira da minha cama à minha espera. Meus filhos também raramente vêem televisão, o que eu acho ótimo.