quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Nostalgia

A ilustração desta nota é a reprodução da primeira página do jornalzinho "De mão em mão" que eu e um grupo de amigos (na faixa de 16 a 18 anos) produzimos na cidade em que nasci (Tupã, SP). Feito em mimeógrafo à álcool, que soltava um cheiro delicioso.
Artigos escritos por Gilmar Arruda (hoje, professor de história da Universidade Estadual de Londrina), Josmar Andrade (hoje, professor na USP), Iroã Simões (não sei onde está, irmão do cineasta Inimá Simões), Mauro Squariz (hoje, jornalista em Paulínia), Alberto Spinardi, Jesuíno Pereira e eu.
Este jornal tem uma história das mais estranhas. Éramos estudantes da escola estadual Índia Vanuíre e tínhamos que usar um guarda pó que aumentava o calor equatorial de Tupã. Eu e alguns colegas resolvemos passar um abaixo assinado para acabar com o uso obrigatório deste guarda pó. A diretora da escola estadual, totalmente despreparada para lidar com adolescentes, desesperou. Acabou "entregando" o grupo todo para o Dops. Os pais foram "convidados" a depor e os fantásticos investigadores queriam saber qual professor comunista havia nos instigado e orientado. Comunista por trás de uma abaixo assinado para acabar com guarda pó? Deve ser alguma coisa atávica, mas o fato é que em Tupã o que mais vingou em termos empresariais foi uma famosa rede de cachaçarias. Acuados, acabamos criando este jornal e uma espécie de ong estudantil. Todos, a partir do incentivo da diretora despreparada, nos dirigimos aceleradamente para a esquerda.

Nenhum comentário: