sábado, 11 de agosto de 2012

PSOL dará passos importantes nesta eleição

Plínio de Arruda Sampaio já havia se destacado nas eleições passadas. Mas poderia ficar apenas como músico de um único sucesso. Dois anos depois, contudo, o PSOL se destaca em várias disputas municipais de relevância. Este é o caso do Rio de Janeiro, com Marcelo Freixo, em segundo lugar (com 8%, no IBOPE). O IBOPE indica, ainda, a disparada de outro candidato deste partido: Edmilson Rodrigues, em Belém. Ex-prefeito da capital do Pará (pelo PT), Edmilson está com 42% das intenções de voto. O segundo, José Priante (PMDB), aparece com 22%.
O PSOL lançou candidatos próprios em 23 capitais do país.
A projeção é importante para o sistema partidário brasileiro, por vários motivos. Um deles, é que retoma certa vertente ideologizada do PT em sua origem, algo que os partidos brasileiros abandonaram progressivamente, desde 1989. Também altera a lavra da trajetória dos pequenos partidos brasileiros, que se afunilam, pouco a pouco, como linhas auxiliares de dois a três partidos dominantes.

2 comentários:

Unknown disse...

Edmilson é aquilo que sabemos, mas acho que o pessoal crê que agora é a vez do Priante. Muita gente diz que se arrependeu de ter eleito Dulcimar no lugar do Priante. Só vejo placas com Agora é Priante por Belem.

Rudá Ricci disse...

Acho que você está confundindo intenção de voto com material de campanha.