A UOL acaba de divulgar que os petistas Patrus Ananias e Fernando Haddad receberam juntos R$ 1,37 milhão do PT, o que corresponde a 94,9% das receitas repassadas pelo partido, de acordo com a primeira prestação de contas parcial dos candidatos enviada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Esta é apenas uma das informações que demonstram os valores estratosféricos para se fazer uma campanha eleitoral nas duas capitais brasileiras. Os volumes devem aumentar a cada eleição.
Hoje, conversei com um dirigente do PSDB mineiro que afirmou que a campanha de um candidato a vereador em BH é muito superior aos 300 mil reais que a imprensa do Estado avalia que seriam necessários para a vitória em outubro. No seu partido, o cálculo que fazem é que serão necessários 10 mil votos para eleger um vereador.
Breve comentário:
A UOL destaca este gasto como diferencial do que o partido investe em apadrinhados por Lula e Dilma. Avalio que esta é uma dedução apressada. Minha opinião é que essas são as bases políticas onde o PT procura atingir de morte o PSDB. Não se trata, portanto, de subordinação à vontade dos dois padrinhos. De qualquer maneira, a UOL revela que apenas outros dois candidatos petistas que disputam prefeituras em capitais (do total de 17) declararam ter recebido recursos do partido (os 4 totalizariam 1,4 milhão de reais repassados pelo PT). Sendo assim, não é possível chegar à conclusão que a matéria da UOl sustenta.
3 comentários:
Acha 1,3 milhão para uma cidade como são paulo muito? Se o senhor soubesse que aqui em Macaé, RJ, cidade com menos de 200 mil habitantes, tem vereador que vai gastar 2 milhões...
Eu disse VEREADOR!!!!
Airton,
Sua leitura foi apressada. A campanha de Haddad está orçada em 95 milhões de reais (o mesmo que Serra). Não é sobre isto que estou comentando, mas sobre o REPASSE DO PARTIDO (PT) até aqui. Nenhum outro município recebeu do PT este valor. E Patrus veio em seguida. Entende? A matéria da Folha sugere que o PT está repassando apenas para os candidatos petistas de SP (Haddad) e MG (Patrus), ambos apadrinhados por Lula e Dilma.
Rudá:
Sobre o assunto, gostaria que você exprimisse sua opinião sobre a motivação das empresas em doar vultosos valores äs campanhas.
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