sábado, 7 de julho de 2012

Minha entrevista no Faixa Livre


Faixa Livre 21/06/2012- Rudá Ricci- Cientista Político

Tema: Momento político no Brasil- PT- Lula- Erundina- escândalos
“Na Rio+20 foi feito um acordo para ficar como está. Os interesses da Europa neste momento são opostos aos dos EUA e da China. É muito diferente do Brasil que tenta costurar estas diferenças ao invés de tentar se posicionar mais fortemente. Dai temos uma acordo para inglês ver, na verdade nem inglês vai gostar”.
“No caso do Brasil, a situação é mais grave, isso justifica a média da diplomacia brasileira. O Lulismo, a liderança de Lula vem se transformando num aval da ordem politica brasileira que tradicionalmente é uma politica clientelista e coronelista. O que vemos com esta aproximação histórica do Maluf ao PT,  é o surgimento do neocoronelismo no Brasil, ou seja, os partidos que historicamente não tinham nenhum sistema de tomada de decisão com participação da base, salvo alguns de esquerda brasileira, viram que o  PT mudou este padrão, ou seja, hoje, o próprio PT com o Lula vem liderando a volta ao passado, a ideia do famoso “partidos dos notáveis”, como se chama na literatura a origem dos partidos no século XVIII,  eles gravitam ao  redor de notáveis  e personalidades que mandam e desmandam na decisão do partido. Um sistema partidário onde temos um lado chamado de liberal e conservador.”
O famoso teórico da sociologia brasileira Oliveira Viana chegou a afirmar que “nada mais conservador que um liberal no poder”
Ouça a entrevista completa:

Nenhum comentário: