Vejam esta passagem:
ATUAL SITUAÇÃO DA EBDA
Fica clara a existência
de outros interesses com a exclusão da principal executora da ATER no Estado. A
exclusão da EBDA das “chamadas públicas” é apenas a “ponta do iceberg”, o
“mote” é a estratégia geral do desmonte da ATER pública estatal na Bahia.
Afirmação facilmente comprovável considerando as seguintes situações
recorrentes à empresa e seus empregados:
- A indiferença do
Governo Estado em resolver os débitos trabalhistas da EBDA para com seus
empregados (URP’s”, “dissídios coletivos” e “processos individuais”) e, por isso, a empresa já está inclusa no
cadastro do Banco Nacional de Devedores Trabalhistas – BNDT, conforme Certidão
nº 4991848, fornecida pela Justiça do Trabalho.
- Com um quadro em
torno de 1.200 empregados efetivos, insuficiente para atender os numerosos compromissos
assumidos e os que lhes são imputados aleatoriamente, a EBDA vem fazendo, nos
últimos anos, contratações por tempo determinado, até mesmo em número superior
aos de empregados efetivos, sob diversas modalidades, legalmente contestáveis,
sem concurso público, além de ter como objetivo a implementação de um Plano de
Demissão Voluntária – PDV, pretendendo excluir cerca de 600 empregados, ou
seja, redução de cerca de 50% do quadro efetivo de empregados, não existindo
nenhuma proposta concreta da realização de concurso público.
- As contratações para
os cargos de chefia somente obedecem a indicações políticas, sem nenhuma
avaliação entre o perfil do contratado e a função que irá ser exercida.
- O processo de
sucateamento atinge a parte física da empresa: escritórios central e locais sem
manutenção adequada, frota de veículos envelhecida, estações experimentais sem
recursos financeiros sequer para produzir alimentos para os rebanhos e manutenção
das áreas cultivadas para viabilizar as ações de pesquisa agropecuária (duas
já invadidas pelo Movimento dos Sem
Terra – MST com acampamentos instalados e uma terceira ameaçada).
- Enquanto isso, o
Governo do Estado, através da EBDA, vem realizando repasse de recursos
financeiros para entidades privadas (não governamentais), a exemplo do convênio
firmado com a Rede Parceiros da Terra - REPARTE, publicado no Diário Oficial de
07.08.12, com a finalidade de capacitar técnicos daquela organização em ATER.
- A equivocada interpretação
dos objetivos do PRONAF, uma abordagem limitada do processo “participativo” e
local de planejamento, o modelo de financiamento das ações de ATER e a
influência política das lideranças de grupos específicos dos agricultores vêm
induzindo à EBDA a, quase unicamente, se dedicar às ações de políticas
compensatórias: Garantia Safra e PRONAF Crédito Rural Grupo B.
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