sexta-feira, 13 de julho de 2012

A super liderança do governo federal


Chinaglia vira piada na Câmara: ‘Vada a bordo!’

Líder de Dilma Rousseff na Câmara, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) virou alvo de piada. Em meio ao naufrágio da articulação política do governo, o companheiro voou para os EUA. Foi visitar a filha em Chicago.
Na surdina, os colegas de Chanaglia passaram a compará-lo ao comandante Francesco Schettino –aquele que abandonou o navio Costa Concordia, na Itália, após cometer uma barbeiragem que afundou a embarcação.
Ideli Salvatti, suposta coordenadora política de Dilma, frequenta a anedota na pele de Gregorio de Falco, o chefe da capitania dos portos de Livorno que travou com o comandante fujão um diálogo áspero. Um dos deputados que se divertem com a situação chega a empostar a voz para imitar Ideli: “Chinaglia, vada a bordo, cazzo!”
Ouvido pelo telefone sobre a brincadeira, Chinaglia reagiu com mau humor: “Os líderes que, covardemente, se escondem no anonimato, diferem do Schettino porque ainda não foram flagrados publicamente. Por isso, estão convidados a sair da fofoca e a irem à plenário fazer o debate comigo na segunda-feira.”
A encrenca da Câmara deixou Dilma Rousseff irritada. À frente de um governo que se jacta de contar com uma infataria de 400 votos na Câmara, a presidente viu-se emparedada por uma obstrução liderada pelo DEM, cuja bancada soma 27 cabeças.
Na segunda, com Chinaglia já a bordo, o governo vai tentar, pela quarta vez, votar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e duas medidas provisórias do programa Brasil Maior, de estímulo à indústria.

Nenhum comentário: