domingo, 8 de julho de 2012

Adolescentes debatem sobre a Copa do Mundo e Direitos Humanos


Roda de conversa teve o objetivo de formar adolescentes para monitorar o orçamento público com relação aos investimentos na Copa do Mundo e fazer um paralelo com os investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF) em áreas promotoras dos direitos de crianças e adolescentes.
“O dinheiro que está sendo investido na Copa do Mundo deveria servir para estruturar o Brasil. Investir em educação, na saúde, na segurança. Mudar o Brasil de verdade. Não maquiar o país para os turistas”, afirmou Beatriz Melo, integrante do projeto Onda que participou na tarde desta quarta-feira, 04/05, da Roda de Conversa sobre Copa do Mundo e Direitos Humanos. Mais de 150 alunos estiveram presentes no evento realizado no Centro de Ensino Médio Paulo Freire (asa norte) para debater o assunto.
A iniciativa faz parte do projeto “Onda: adolescentes em movimentos pelos direitos”, que é desenvolvido em dez escolas do Distrito Federal (DF) e no Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE). O objetivo do debate foi formar adolescentes para monitorar o orçamento público com relação aos investimentos na Copa do Mundo e fazer um paralelo com os investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF) em áreas promotoras dos direitos de crianças e adolescentes.
Em pesquisas realizadas pelos integrantes do Onda os adolescentes descobriram que o custo da obra do estádio Mané Garrincha é o mais caro do Brasil, estipulado em 923 milhões. Em relação ao Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA), em 2011, o DF executou 1,83 bilhão, sendo que 76% deste valor foram para despesas administrativas, que corresponde a 1,42 bilhão. Somente 451 milhões foram gastos com despesas não administrativas, ou seja, 24,1%.
O evento contou com a participação de Francisco Carneiro, representante do Comitê Popular da Copa (uma articulação de movimentos sociais para monitorar os impactos da Copa do Mundo sobre os direitos humanos). Segundo ele, é muito importante se apropriar do debate sobre os investimentos despendidos para a Copa do Mundo. “A Copa nos mostra que existe dinheiro. O valor que será gasto com o Mané Garricha, por exemplo, daria para resolver o problema da saúde no DF”, ressaltou.
Os adolescentes que moram na Estrutural e fazem parte do projeto Onda também participaram do debate. Eles apresentaram os dados orçamentários da cidade e fizeram uma explanação sobre a falta de execução orçamentária e sobre a ausência de verba para áreas como saúde, educação, saneamento básico, urbanização e habitação.
Entre os assuntos tratados na Roda de Conversa estão: a falta de transparência com os gastos da Copa; a ausência de políticas voltadas para sociedade; a omissão do governo em relação a uma política para enfrentar a questão da exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como do trabalho infantil durante o megaevento; a questão das remoções forçadas que estão sendo feitas por causa da Copa do Mundo, entre outros.
Projeto ONDA: Adolescentes em Movimento pelos Direitos é um trabalho realizado pelo Inesc com apoio da Kindernothilfe (KNH). O projeto visa introduzir o tema dos direitos humanos e do orçamento público em escolas do Distrito Federal. O objetivo do Onda é assegurar o envolvimento de crianças e adolescentes na discussão sobre direitos e cidadania, observando como se relacionam com o orçamento público. A idéia é fortalecer a capacidade de atuação dos/as jovens na conquista de seus direitos e no monitoramento das políticas públicas a eles/as destinadas. A metodologia é baseada nos princípios da educação popular e da arte-educação, por serem formas de garantir o envolvimento e intensificar a prática da leitura de mundo e ampliar recursos expressivos para falar sobre a realidade.

Nenhum comentário: