quarta-feira, 25 de julho de 2012

Lançamento do livro sobre o MOLIPO


Zé Dirceu informou que não estará presente na discussão do livro de Renato Dias por orientação dos seus advogados (em função do julgamento do STF que começa no dia 3 de agosto). Vale a pena participar desta discussão:


Dia 28 de julho 2012, das 10h às 14h
Os 28 da Ilha, o MOLIPO e uma homenagem aos que tombaram

O Sábado Resistente de julho, QUE EXCEPCIONALMENTE SERÁ REALIZADO PELA MANHÃ, marca a trajetória dos militantes do MOLIPO (Movimento de Libertação Popular), organização de luta contra a Ditadura formada  a partir de uma dissidência da ALN (Ação Libertadora Nacional) que se formou em Cuba a partir do  chamado Grupo dos 28 da Ilha. Esse grupo de  militantes,  exilados e banidos  do território brasileiro e formado na luta política  e na resistência armada contra o Regime, que foi à Cuba para uma melhor formação político-militar, repensa vários aspectos da luta contra a Ditadura e decide mudar os rumos dessa luta e de suas vidas.
Para  entender um pouco melhor as decisões que esse grupo tomou e homenagear também aqueles que tiveram a ousadia de voltar para a luta e foram exterminados pela repressão empreendida pela ditadura, os ex-militantes do MOLIPO se reunirão no Memorial da Resistência de São Paulo.
Para completar as homenagens, será lançado o livro "As quatro mortes de Maria Augusta Thomas", de autoria do jornalista Renato Dias, que lembra a trajetória dessa brava mulher e militante de menina do interior de São Paulo até seu assassinato em Goiás, junto com Márcio Beck Machado.

PROGRAMAÇÃO
10h: Boas vindas  – Katia Felipini (Coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo)
Coordenação – Ivan Seixas (Núcleo de Preservação da Memória Política)
10h15: PALESTRAS
- José Dirceu (Advogado, ex-deputado federal  e ex-dirigente do MOLIPO)
- Pedro Rocha Filho (Economista e ex-militante do MOLIPO)
12h00: Homenagem aos que tombaram
13h00: Lançamento do livro "As quatro mortes de Maria Augusta Thomas", de Renato Dias

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.
Informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
coliveira@pinacoteca.org.br
Secretaria de Estado da Cultura
Giulianna Correia – 2627-8243 gcorreia@sp.gov.br
Renata Beltrão – 2627-8166 rmbeltrao@sp.gov.br

Um comentário:

Luís A Bassoli disse...

Ninguém é obrigado a gerar provas contra si mesmo...