quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Receita Federal: mais 60 pedem demissão


Agora é crise das grandes. 60 pessoas em postos de chefia, distribuídas em 5 das 10 superintendências regionais, avisaram seus superiores que deixarão suas funções. Somente no Estado de São Paulo, que concentra 42% da arrecadação nacional, foram cerca de 30 demissionários, entre os quais Clair Hickman, responsável pela fiscalização do setor bancário no Estado, maior praça financeira do país.
O principal motivo do pedido de desligamento citado pelos demissionários em São Paulo é a provável mudança de foco na fiscalização. Na avaliação dos servidores, a Receita não vai mais priorizar a fiscalização dos grandes contribuintes, mas sim será feita, nas palavras desses funcionários do fisco, sob "recibos médicos". Isso quer dizer que a Receita pode voltar a mirar pequenos contribuintes, trabalhadores assalariados e profissionais liberais.
Foi o maior erro de Lula nesta segunda gestão. Aliás, erro de Mantega. Não avaliou, do alto de seus índices de popularidade, o que é atear fogo numa das carreiras mais importantes e orgulhosas de sua função (como servidores públicos ou representantes maiores do Estado).

Nenhum comentário: