sábado, 8 de agosto de 2009

Restaurante Amigo


Sabe aquelas conversas com amigos que varam uma noite e que a gente lamenta que o sono dê um ponto final? Pois é. Eu acho que existe uma similaridade com restaurante. Daí este título: restaurante amigo. O meu, em BH, é o Decanter. Há outros próximos, como o Dona Derna. Os garçons nos tratam como velhos conhecidos, indicam pratos, sabem dos gostos da gente.
Mas o Decanter de BH é ainda mais. Aos sábados, eles oferecem um menu harmonizado com vinhos. Já citei várias dicas aqui. Hoje foi mais um desses dias especiais. O cardápio era assim:

Entrada: Queijo Maslander (Holanda) no pão sírio, acompanhado por Chardonay Reserva 2088 Terranoble, Chile

Primeiro Prato: Roltet de Salmão no pão francês com azeite de tangerina, acompanhado por Rosado Reserva PradoRey 2008 Ribeira Del Duero, Espanha. Este prato merece um breve comentário. Muito simples e muito elegante. A simplicidade é que chama a atenção. Como o nome diz, uma fatia de salmão defumado enrolado num pão francês. E quase só. Mas aí entra o azeite de tangerina. E faz uma baita diferença. É de dar raiva do chef pela criatividade.

Prato Principal: Porqueta recheada com lombo e farofa de cebola, acompanhado por um Syrah 2005 Kailá, da Sicília. Caramba! Este prato me fez lembrar de almoço que minha avó fazia. Não sei nem dizer o motivo. Acho que alguma coisa com tempero ou o aroma. E nada como a culinária para despertar a memória-flash.

Sobremesa: frutas cítricas assadas e Chateau Ramon 2006 (Minbazillac, França).

Este é o meu restaurante amigo em BH. Já fico pensando no próximo sábado.

Nenhum comentário: