domingo, 30 de agosto de 2009

Flor de Santa Rita


Comprei, ontem, dois buquês de Flores de Santa Rita. São flores miúdas, feitas à mão, no Vale do Jequtinhonha. As mulheres rurais de lá utlizam retalhos e galhos secos e enfeitam suas casas com estes buquês multicoloridos para celebrarem e agradecerem Santa Rita, no período de plantio (originalmente, plantio de arroz). Um diálogo místico com Santo Antônio, o santo da colheita.
Junto com os buquês vem uma oração que as mulheres artesãs entoam:

"Sob o peso e nas agustias da dor, recorro a vós a quem todos chamam a Santa dos impossíveis, esperando vosso pronto socorro. Livrai-me pobre coração das agustias que por toda parte o oprimem; e restitui a calma a este espírito que geme sob o peso das atribulações. Já que são inúteis todos os meios para trzer-me alívio, ponho toda a minha confiança em vós, que fostes escolhidos por Deus como advogado nos casos desesperados. Ó admirável esposa do Crucificado, intercedei agora e sempre pelas minhas necessidades".

Esta oração merece um estudo. Mais existencialista e psicanalítico que isto vai ser difícil achar no meio rural. Talvez em cordéis ou antigas músicas caipiras. É forte como uma cachaça de cana verde. Merece um estudo.

2 comentários:

blog das meninas disse...

aonde posso encontrar estas flores para comprar?

Rudá Ricci disse...

No bar Balaio de Gato (http://www.obalaiodegato.com.br/).
O Balaio de Gato fica na Rua Piauí 1052, no Bairro Funcionários em Belo Horizonte - MG. E-mail:contato@obalaiodegato.com.br
fone: (31) 3213 9374