sábado, 8 de dezembro de 2012

Artigo do Presidente da CNTE sobre o veto à Claudia Costin no MEC

Fazia tempo que não via um debate público no Brasil sobre os rumos da educação. O artigo de Roberto Leão pode gerar controvérsias, mas é corajoso e expõe diferenças em relação ao discurso único das políticas educacionais, pasteurizadas e sem muito fundamento empírico e conceitual, dos últimos dez anos. Vale a pena ler. 

Mercado reage à rejeição a Claudia Costin

*Por Roberto Franklin de Leão
O empresariado da educação, que insiste em "cavar" espaços em todos os governos para proliferar suas teses falidas de qualidade total no ensino público, anda furioso com a reação da comunidade educacional brasileira ao nome de Cláudia Costin para assumir a Secretaria de Educação Básica do MEC. Em razão da pressão social, Costin declinou do convite do ministro Aloizio Mercadante, fazendo sepultar assim a expectativa do empresariado de ver seus kits alfabetizadores e outros conteúdos pasteurizados de ensino espalhados por todo País. Eles davam como certo os novos lucros, e isso tem causado reação violenta do segmento.
Em artigo publicado na Folha de S.Paulo no último dia 27/11, sob o título "Corporativismo, de novo, contra a educação", o presidente do Instituto Alfa e Beto, sr. João Batista Araújo e Oliveira – ex-secretário executivo do MEC na gestão Paulo Renato Souza/FHC, e muito amigo de Costin – atacou os Sindicatos, as universidades públicas e quem mais luta por uma educação pública de qualidade que priorize a formação de sujeitos históricos (conscientes e independentes), e não apenas a reprodução de fazeres em benefício exclusivo do capital, de formarem oposição à educação do País.
Mas é preciso ter claro a que educação o sr. João Batista se reporta, uma vez que participou da implantação do modelo neoliberal na educação brasileira, e ainda hoje sobrevive da reserva de mercado criada à época para suprir a falta de investimento público em diversas áreas educacionais.
Apesar de combalido em todo mundo – e o povo brasileiro o tem rejeitado nas urnas, na última década – o neoliberalismo, defendido pelo Instituto Alfa e Beto do sr. João Batista, além de restringir direitos sociais e de transferir riquezas públicas a particulares, visa reproduzir nos sistemas escolares a ideologia dominante do capital, através de uma pedagogia reducionista e adestradora.
Os testes de proficiência, enaltecidos pelo sr. João Batista e que são a principal ferramenta de trabalho da sra. Costin à frente da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, nada mais são que métodos controversos voltados à afirmação sociocultural de uma política perversa de conteúdos mínimos – mitigadora do saber plural e da democracia escolar, na medida em que reduz o debate pedagógico a sistemas de apostilamento com foco em provas conteudístas e não na formação para a vida.
Do nosso ponto de vista, o objetivo da educação é conduzir as pessoas à felicidade. Para aqueles que cumprem papel de capacho do capital em troca de valiosas retribuições financeiras, obviamente, é difícil entender, ou melhor, aceitar essa concepção educativa e que hoje é reconhecida até por quem desenvolveu os testes estandardizados nos EUA. Trata-se de compreensão que motiva estudantes chilenos a irem às ruas protestar contra a mercantilização da educação em seu país, e que tem orientado a maior parte da América do Sul, num futuro breve, a consolidar uma União balizada em valores socioculturais fomentados por sistemas de ensino plurais, democráticos e com outra perspectiva de avaliação – diagnóstica, reflexiva, participativa, não punitiva, indutora do saber, à qual conta com total apoio da CNTE.
Se for para ser taxada de corporativa e contrária à massificação da ideologia mercantil na educação e contra os testes que a sustenta, sem problemas. A CNTE até se orgulha dessa pecha! Mas é preciso que todos mostrem a sua verdadeira cara e intenção nesse debate e que discutam as teses de forma aberta, pois educação, apesar de ser direito subjetivo e universal consagrado na Constituição, é um "bem público" em constante disputa ideológica e por financiamento (público e privado).

2 comentários:

Romeu Bezerra disse...

Minha concordância em gênero, número e grau. Mas ficou uma pergunta: como o Mercadante foi convidar a Claudia Costin? O que pauta a escolha dos assessores? Estará ele querendo se distinguir de Haddad? Enfim, o quê?

Romeu Bezerra disse...

Cristalino o artigo do presidente da CNTE. Veto? Não! A sociedade civil, principalmente do campo educacional fez sua escolha. Aliás, muito distinta do Ministro Mercadante. Estaria o ministro querendo se distinguir do anterior?