Faço um breve relato de algumas experiências da rede de escolas da cidadania que se formou ontem. Lembro que este nome tem origem nos EUA, nas escolas de formação de lideranças negras, contra o racismo, organizadas por Myles Horton.
Mas, vamos às experiências existentes:
Escola da Cidadania da Zona Leste de São Paulo
A escola adotou, a partir do segundo semestre de 2012, eixos temáticos (semestrais) tendo o orçamento público como tema central. Neste segundo semestre, os cursistas (350 inscritos) estudaram o orçamento da subprefeitura e os planos de metas. Nos próximos semestres trabalharão orçamento da prefeitura de São Paulo, orçamento estadual e orçamento federal. Ao final, os cursistas são avaliados a partir de um TCC. A cada encontro (todas sextas-feiras, a partir das 19h00) os cursistas elaboram um registro pessoal, próximo a um portfólio (sugerido pelo educador espanhol Fernando Hernández). Os alunos recebem certificado emitido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
EPC de São José dos Campos
O tema central é evangelização e cidadania. Existe há 11 anos e é uma estrutura diocesana. São 60 alunos por turma que são oriundos de várias regiões do Estado de São Paulo. As aulas são mensais, nos finais de semana (dois dias por mês). Os alunos de fora são hospedados por outros alunos que residem em São José dos Campos. Cada curso possui dois anos de duração.
Escola da Cidadania da Zona Sul de São Paulo
Formada em 2012. Segue linha similar à escola da zona leste da capital paulista.
Escola da Cidadania de Mogi das Cruzes. São 60 alunos e as aulas são realizadas às segunda, das 19h00 às 22h00.
Em formação
Escola da Cidadania de Embu das Artes, Escola da Cidadania de Belém (cidade de SP), Escola da Cidadania de Teófilo Otoni (MG) e Escola da Cidadania de Tupã (oeste do Estado de SP), todas previstas para iniciar seus trabalhos em 2013.
Formou-se uma coordenação geral das escolas da cidadania e decidiu-se criar uma publicação mensal em formato de jornal tablóide com temas gerais que possam ser distribuídas aos cursistas de toda rede (temas estruturais como "projetos de Estado e desenvolvimento do Brasil dos anos 1930 aos dias de hoje; e temas conjunturais como Plano Plurianual e Planos de Metas dos municípios em 2013).
Um encontro geral foi agendado para março, em Mogi das Cruzes e um segundo, em julho, em Tupã.
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