terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Os desafios do novo secretário de educação de SP

Fiz, hoje, análise de conjuntura para filiados do SINESP, o sindicato de diretores e especialistas de escolas municipais da capital paulista. Há grande expectativa a respeito da gestão do secretário de educação anunciado por Haddad, o socialista Cesar Callegari. Uma das dúvidas dos dirigentes educacionais é se haverá subdivisão das atuais diretorias regionais.
Callegari, por seu turno, já indicou suas prioridades, que passo a reproduzir abaixo, além de indicar o déficit ou metas que ele terá que atingir:


Expandir vagas em creches. Demanda: 145 mil (70% a mais que número atual de matrículas)

Alfabetização até 8 anos. Demanda: 20% dos alunos.

Atingir meta do IDEB. Demanda: superar índice de quinto (de 4,8 para 4,9 ou 5, média nacional) e nono anos (de 4,3 para 4,6).

Vale registrar que o novo secretário de educação de São Paulo já assumiu a mesma pasta em Taboão da Serra, onde ganhou um prêmio internacional pelo programa que implantou: visitas de professores às residências de seus alunos. Esta iniciativa, vale destacar, atende a uma questão muito pouco trabalhada pelos nossos gestores: a relação decisiva de pais (principalmente mães) no desempenho dos alunos. Volto a lembrar: alunos com mães que tenham concluído os quatro primeiros anos do ensino fundamental têm três vezes melhor desempenho que alunos cujas mães não concluíram o primeiro ano do ensino fundamental. O impacto, como se percebe, é impressionante.

Nenhum comentário: