domingo, 10 de março de 2013

Dom Odilo é o candidato da situação

Quem diria? A América Latina, que um dia foi o berço da reforma da igreja católica no mundo, agora tem um candidato ao papado que é visto como símbolo da ordem, da situação, um moderado, o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer. Do outro lado, apoiado pelos que querem reformas profundas no Vaticano, está o italiano (quem diria?) Angelo Scola.
Neste exato momento, os dois protagonizam o embate de dois pólos no colégio eleitoral de cardeais que se reúne no Vaticano.
Já há esboços de campanha aberta, das alas conservadoras da igreja católica, por Dom Odilo. Para quem quer acompanhar as manifestações, veja esta matéria publicada pelo site Mídia Sem Máscara, declaradamente anti-petista, liderado pelo ultraconservador Olavo de Carvalho:  AQUI

4 comentários:

Marcelo Delfino disse...

Deixe de reclamar, Rudá. Esse cardeal celebrou missa do MST na Catedral da Sé e proibiu outra do movimento Cansei na mesma catedral.

Se há uma característica comum em toda a esquerda é a ingratidão.

Rudá Ricci disse...

Reclamar? Eu não sou nem bispo!!! Na linha de sucessão, o que me sobra é reportar.

Marco Belmont disse...

Rudá,
Existem "múltiplas dinâmicas" e "interesses" em jogo:

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/03/10/dom-odilo-esta-sendo-queimado-por-mauricio-savarese-489198.asp

Marcelo Delfino disse...

Já que afirma não estar reclamando, então fui eu que entendi errado. Peço desculpas. Tendo em vista esta e outras postagens, seu blogue é dos raros blogues progressistas que está fazendo uma análise equilibrada sobre a sucessão de Bento XVI. A maioria dos outros blogues progressistas é que rejeita os acenos positivos de diálogo de Dom Odilo ao autodenominado campo progressista: missa com sem-terra na Catedral da Sé, proibição de missa com o Cansei, etc. Reconhecimento de acenos externos é exceção no campo progressista, não regra. No mais, seu blogue é o único progressista que reconhece o que Dom Odilo é de fato: um conservador moderado.