sábado, 23 de março de 2013

A Classe C, por Marcelo Neri, o bom camarada

Marcelo Neri é um cara legal. Simpático, nos encontros acadêmicos não parece arrogante. Mas sempre que ouço ou leio suas explicações sobre a tal Classe C, parece que está permanentemente na defensiva, inseguro quanto ao conceito. No jornal O Globo de ontem, mais uma vez, sua maneira de enfrentar a crítica à noção de classe média parecia tudo, menos acadêmica ou de alguém convencido do que diz. Afirma que a nossa classe média não é européia ou americana (o que parece exercício de tautologia) e admite que "economistas são pragmáticos, talvez simplifiquem demais as coisas". Para piorar, sugere que nós, sociólogos, estamos nos sentindo um pouco invadidos com seu conceito. Como assim? Se seguirmos sua linha de raciocínio, estaria dizendo mais ou menos o seguinte: "olha, amigos sociólogos, o conceito de classe média que estou utilizando é meio simplificado, mas não fiquem preocupados que é coisa de economista, não se sintam invadidos"! Seria isto?
Neri sabe para quem está falando. Nós, sociólogos, temos no conceito de classe social um marco da história de nossa profissão. Originalmente, temos o conceito marxista (a definição a partir da relação com os meios de produção) ou weberiano (mais próximo da lógica liberal, embora mais sofisticada que uma classificação exclusivamente definida pela renda).
O presidente do IPEA inova, não dá para negar. Sugere que trabalha com classes econômicas, não sociais. Estaria querendo dizer que trabalha com estratos de renda e não com o conceito de classe social? (o conceito de classe média, para Neri, incorpora rendas mensais familiares de 1.750 reais a 7.450 reais). Mas ele não se entrega e afirma que a métrica que emprega é mais sofisticada, envolvendo melhorias na educação e trabalho e, arremata sugerindo que o símbolo desta nova classe C é a carteira assinada.
Não gostei nada quando Marilena Chauí afirmou que o conceito de Classe C era bobagem sociológica. Mas, também, com este nível de argumentação de Neri, filósofos começam a se sentir a vontade para atacar Deus e o Diabo.

Um comentário:

AF Sturt Silva disse...

Iria criticar o título do seu texto, mas...

Seria bom vc fazer um texto explicando a diferença entre os dois conceitos de classes sociais da socialogia, dando exemplos.

Abs!