quinta-feira, 21 de março de 2013

A disputa ao redor de Manoel Messias Mello, do Ministério do Trabalho

Para quem não conhece as disputas políticas envolvendo o mundo sindical, a nota que acabo de receber (e que reproduzo abaixo) é uma boa lição inicial. Com a volta do grupo de Lupi (ex-ministro do Trabalho, comandante maior do PDT) ao Ministério do Trabalho, o primeiro alvo foi derrubar Manoel Messias Mello, secretário de relações de trabalho desde 2012. A nota abaixo, assinada por seis centrais sindicais que compõem o Conselho de Relações do Trabalho do MTb, revela que o empurra-empurra só começou. 

Vivemos um período de caça ao tesouro que alimenta tensões e conflitos no interior do bloco lulista e caciques da oposição. Sobre a disputa partidária, comentarei em outra nota. Fiquemos, neste momento, com a disputa sindical/partidária.


Em nota ao novo ministro, centrais destacam que mudança poderá provocar retrocesso

Nota da Bancada dos Trabalhadores no Conselho de Relações de Trabalho

Brasília, 20 de março de 2013

Os Conselheiros e Conselheiras da bancada dos trabalhadores no Conselho de Relações de Trabalho, reunidos para preparar sua participação na 12ª reunião do CRT, aprovaram a nota que segue, dirigida ao Ministro do Trabalho, Sr. Manoel Dias.
Em primeiro lugar queremos apresentar nossos desejos que possa cumprir uma boa gestão, fortalecido e ampliando mais o papel estratégico que Ministério do Trabalho tem em um processo de desenvolvimento sustentável como se propõe o governo brasileiro.
Faz parte desse processo a valorização do Conselho de Relações de Trabalho, uma ferramenta importante para o dialogo social e defesa dos direitos trabalhistas fundamentais. Valorizamos muito esse espaço tripartite e temos a certeza que o MTE, sob sua condução, continuará fazendo todos os esforços para a valorização do CRT.
Neste sentido queremos ressaltar a importância do trabalho de Manoel Messias Mello, companheiro sindicalista que assumiu as funções de Secretario de Relações de Trabalho em maio de 2012. Queremos testemunhar o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido por esse Secretario.
Consideramos muito importante que Manoel Messias possa continuar seu trabalho para melhoria e agilização dos processos de registros sindicais; o fortalecimento das organizações sindicais e negociação coletiva. Consideramos que uma mudança na condução desse processo, principalmente no CRT poderia provocar um retrocesso no caminho já trilhado.
Certos de contarmos com a concordância de V. Exa, desde já nos colocamos a disposição para que possa fazer uma excelente gestão a frente do MTE.

Bancada dos Trabalhadores no Conselho de Relações do Trabalho (CTB, CGTB, CUT, FORÇA SINDICAL, NOVA CENTRAL, UGT)

Nenhum comentário: