quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Russomanno se isola, segundo Datafolha

Mônica Bergamo tinha razão. Russomanno cresceu 6% na intenção de voto dos paulistanos, em menos de uma semana, chegando a 35%. Serra continua caindo (1%) e Haddad crescendo (2%), tornando a diferença entre os dois (21% a 16%) um empate técnico (a margem de erro da pesquisa é de 3%).
De fato, a projeção elimina Serra do segundo turno das eleições paulistanas.
Abaixo, a matéria publicada na UOL:


Russomanno volta a crescer e se distancia de adversários


DE SÃO PAULO

Em seis dias, o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, cresceu quatro pontos e ampliou sua vantagem sobre os adversários.
Pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem mostra Russomanno na liderança isolada da disputa, com 35% das intenções de voto.
O tucano José Serra, em trajetória de queda desde o fim de junho, oscilou mais um ponto para baixo e agora tem 21%. Fernando Haddad (PT) oscilou dois para cima e está com 16%.
Como a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos, Serra e Haddad estão em empate técnico.
O candidato do PMDB, Gabriel Chalita, manteve os 7% da pesquisa anterior. Soninha Francine (PPS) tem 5%.
Em simulações de segundo turno, Russomanno venceria tanto Serra quanto Haddad.
Num embate direto com o tucano, ele triunfaria por 58% a 30%. Se disputasse a fase final com Haddad, ganharia por 56% a 30%.
Esta é a primeira vez na atual disputa que o Datafolha simula segundo turno para a eleição paulistana.
O instituto também investigou um eventual enfrentamento entre Serra e Haddad na fase final. Nesse caso, o candidato petista venceria o tucano por 46% a 37%.
CONSOLIDAÇÃO
O levantamento, feito com 1.078 entrevistas, mostra consolidação das intenções de voto em Russomanno.
Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador pergunta ao eleitor em quem ele quer votar sem mostrar os nomes dos candidatos, Russomanno subiu de 18% para 25%. Serra manteve os 13% da pesquisa anterior. Haddad foi de 9% para 11%. Outros 2% dizem apenas que irão votar "no candidato do PT".
O Datafolha também perguntou aos eleitores se eles já decidiram o voto ou se ainda cogitam mudar de candidato até o dia da eleição.
Em toda a cidade, 60% dizem que já estão totalmente decididos. Entre os adeptos de Russomanno, 69% descartam mudar o voto. Foi o índice mais alto nesse quesito.
No grupo dos que votam em Haddad, 67% afirmam estar totalmente decididos. Já entre os que declaram voto em Serra, a convicção foi um pouco menor, 57%.
FAVORITISMO
Russomanno também é apontado pelos paulistanos como o favorito para vencer a eleição. Para 43%, o próximo prefeito será ele.
Serra é citado como futuro vencedor por 19%. Haddad é o favorito para 13%. Chalita, para 2%. Outros 22% dizem não saber quem vencerá.
Na investigação sobre rejeição, Serra continua com índice acima de 40%. Ele oscilou um ponto para baixo. Hoje, 42% dos paulistanos afirmam que não votam no tucano "de jeito nenhum".
Em ascensão nas indicações de voto, Russomanno ainda conseguiu fazer seu índice de rejeição cair. Era de 15%, recuou para 12%.
Outra boa notícia para o candidato do PRB está no comportamento dos eleitores que afirmam ser simpatizantes do PT (24% do eleitorado).
Nesse grupo, 29% declaravam voto nele na semana passada. Agora, eles são 33%. No mesmo universo, Haddad recuou de 40% para 37%. Essas oscilações mostram a dificuldade de Haddad em convencer os eleitores petistas.
Entre os que avaliam o governo Dilma Rousseff como "ótimo" ou "bom", Russomanno vence Haddad por 36% a 22%. No grupo dos que aprovam a gestão passada do ex-presidente Lula, ele também ganha do petista: 39% a 20%. (RICARDO MENDONÇA)

Um comentário:

kivas Arquitetura disse...

São Paulo e seus desastres. Uma cidade que premia a imobilidade e o oportunismo falastrão. Muito triste.