Economia do Estado é voltada para setores de exportação com uma pauta restrita

A economia mineira deve perder espaço quando comparada a outros estados. A perspectiva é a de que ela reduza a participação sobre o Produto Interno Bruto (PIB) nacional, em 20 anos, conforme pesquisa inédita, divulgada no relatório sobre a prestação de contas do governo. O estudo tem por base um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Administrativas, Econômicas e Contábeis de Minas (Ipead). A primeira parte do estudo foi publicada, na quinta-feira (13), pelo Hoje em Dia, mostrando que os impostos pesam mais nas regiões pobres do Estado.

Neste ano, o PIB mineiro deve equivaler a 9,5% do nacional. Em 1950, o índice chegou a 10,7%. A projeção feita pelo Ipead é a de que em 2030, o índice corresponda a 9,3%. Isso significa que Minas vai contribuir menos com o desenvolvimento brasileiro. Isso porque, segundo pesquisadores, a economia do Estado é voltada para setores de exportação com uma pauta restrita, que não é capaz de geração intensa de empregos.

“Quanto às perspectivas futuras, o cenário 2012-2030, apresentado pelo Ipead, aponta para a redução da participação de Minas sobre o PIB nacional, tendo em vista que o crescimento da economia mineira não proporciona maior geração de empregos, por se basear em setores exportadores de commodities ou internos de bens de capital e siderurgia, intensivos em capital”, informa relatório.

Apenas no ano passado, a exportação de minério de ferro alçou R$ 18,2 bilhões, representando 45,47% das vendas mineiras ao exterior. O Estado baseou sua pauta de exportações em produtos básicos, em detrimento dos industrializados. Em 2011, os básicos, que não geram empregos, foram responsáveis por 62% do comércio internacional mineiro. E o país que mais recebeu produtos do Estado foi a China, responsável por comprar um terço da produção.