terça-feira, 25 de setembro de 2012

Haddad passa Serra (IBOPE)


O fenômeno Russomanno está consolidado. Trata-se de um subproduto da ascensão da nova classe média, Classe C ou emergência da renda das classes trabalhadoras (ou subalternas).
Agora, a despeito dos editores de política dos veículos de comunicação de São Paulo (que se pautam pela lógica da classe média tradicional e não compreendem a movimentação, interesses e valores da nova configuração social brasileira), Haddad demonstra que será o polo (fraco) da disputa paulistana.
Antes que uma eleição, a disputa política paulistana é quase uma narrativa sociológica.
Veja a nota da UOL:


Russomanno lidera com 34%; Haddad tem 18% e Serra, 17%

Do UOL, em São Paulo

O candidato Celso Russomanno (PRB) segue na liderança da corrida eleitoral pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa do Ibope publicada nesta terça-feira.  Russomanno oscilou para 34%, ante os 35% de levantamento anterior, divulgado no dia 13 deste mês. Os candidatos José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) oscilaram na margem de erro e seguem tecnicamente empatados, com 17% e 18%, respectivamente. A novidade, porém, é que esta é a primeira vez nas pesquisas do Ibope em que o candidato petista aparece à frente do tucano. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
 Nas simulações de segundo turno, o candidato do PRB venceria tanto o tucano quanto o petista se a eleição fosse hoje – por 50% a 29% e 50% a 24%, respectivamente.
O candidato do PMDB, Gabriel Chalita, aparece em quarto lugar, com 7%. Na pesquisa anterior, ele tinha 6%. Já a candidata Soninha (PPS) manteve a mesma pontuação: 4%. Em seguida aparecem empatados Paulinho da Força (PDT) e Carlos Giannazi, com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somaram 10%. Ainda disseram estar indecisos 8% dos entrevistados.
O Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 22 e 24 de setembro. A pesquisa está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral sob o número SP-01138/2012.

Um comentário:

Ademir Castellari disse...

Não sei se o Haddad será o 'polo fraco' da disputa do segundo turno. Lembremos que Russomano é o candidato da igreja universal, além disso, é o representante do conservadorismo que assusta até os conservadores de SP, aquele que foi 'dispensado' do cenário como Maluf.
Outra lembrança, é sobre as duas vitórias petistas em São Paulo. A primeira, com Erundina, em eleição de turno único, onde ela - com a desculpa da analogia - era o 'cacareco' e quando o polo conservador se deu conta já era tarde. No caso de Marta foi exatamente o medo do conservadorismo mais conservador, o de Maluf, que fez em um segundo turno até um portal de internet feito o IG dar editorial de apoio à Marta.
Dessa forma, creio eu, se Haddad chegar ao segundo turno, pode ser que o conservadorismo Paulistano - envergonhadamente - o apoie para vencer o mal maior, nesse momento representado pela igreja universal e por Russomano.