quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Patrus e o efeito Lula

Segundo o IBOPE, Patrus atingiu 30% das intenções de voto contra 44% de Lacerda.
Isto significa que o segundo turno se apresenta, pela primeira vez desde o início da campanha em BH, como realidade concreta. Lacerda caiu 2% em relação à última pesquisa (realizada em 16 de agosto) e Patrus subiu 7%.
Lula esteve em BH no final de semana passado.
A notícia abaixo está no Terra:



Ibope: Patrus sobe 7 pontos, mas Lacerda segue líder em BH
05 de setembro de 2012  20h08  atualizado às 20h15


MARCELLUS MADUREIRA
Direto de Belo Horizonte
O instituto de pesquisa Ibope divulgou nesta quarta-feira sua terceira pesquisa de intenções de voto em Belo Horizonte. O prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), segue à frente com 44% (tinha 46% no último levantamento, de 16 de agosto), mas Patrus Ananias conseguiu diminuir a diferença para o primeiro colocado.
Patrus Ananias (PT) que tem hoje 30% das intenções de voto, contra 23% da última pesquisa. As candidatas Vanessa Portugal (PSTU) e Maria da Consolação (PSOL) aparecem na pesquisa com apenas 1%. Dr. Alfredo Flister (PHS), Pepê (PCO) e Tadeu Martins (PPL) não atingiram 1%. Os votos brancos e nulos somam 11%, e os eleitores indecisos são 13%.
O instituto de pesquisa também simulou um possível segundo turno na capital. Na possibilidade, Marcio ficaria com 45% dos votos, enquanto Patrus teria 32%. Brancos e nulos representariam 11% e os eleitores que não sabem ou não opinaram foram 12%.
Na pesquisa, realizada entre os dias 2 e 4 deste mês, foram ouvidos 805 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número 00345-2012.

Rejeição

A pesquisa Ibope ainda perguntou ainda aos entrevistados em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum. Pepe e Lacerda aparecem com 20%. Vanessa Portugal e Patrus surgem com 19%. Em seguida, Maria da Consolação e Flister aparecem com 12%; e Tadeu Martins (PPL) com 11%. Dos entrevistados, 16% afirmaram que não rejeitam nenhum candidato e 20% não souberam responder.

Um comentário:

MT disse...

Caro Rudá. Nos conte um pouco mais sobre o efeito Lula. Será ele mais poderoso que o efeito Dilma e Marina Silva? E o efeito Aécio? Se equivale ao Lula? Gostaria de ler um texto seu sobre efeitos...Abç