domingo, 28 de outubro de 2012

Resultado das eleições no segundo turno

Neste segundo turno, PT venceu em 8 municípios (4 na Grande São Paulo) e perdeu em 14 (com destaque para MG, onde perdeu nos 3 que disputou). 
O PSDB venceu em 9 e perdeu em 8 (destaque negativo para São Paulo, onde perdeu em 4).
Em Minas, a direção estadual do PSDB foi muito mais profissional e organizada que a do PT.


5 comentários:

Dimitri disse...

Parece meio óbvio que o PT foi um dos grandes ganhadores dessas eleições, embora em Minas o desempenho tenha sido relativizado pela derrota em BH e em outras disputas importantes do segundo turno. Mas o que me deixa encabulado é a pobreza estratégica da direta brasileira. Na realidade o PT acabou sendo muito ajudado pela inoperância política da direita e especialmente pela midiatização da oposição. Vejo o PT como o produto de uma "seletividade darwinista": desde a fundação o agrupamento nunca teve vida fácil e foi se adaptando e remodelando práticas e discursos até a chegada e manutenção do poder. Acho que nenhum analista de 10 ou 20 anos atrás imaginaria o PT governando o país por mais de uma década (e talvez mais). E o fato é que o partido ainda é massacrado cotidianamente (a direita e a esquerda) e continua seu caminho ao centro político. Por exemplo, agora o STF dá mais uma colaboração PT, queimando lideranças "velhas" e abrindo espaço para o discurso tecnicista com cheiro de "novo" dentro do partido. Acabam contribuindo mais para a renovação interna do partido e seu fortalecimento institucional. Por outro lado, a própria direita enfraquecida foi selecionada negativamente. Os bons intelectuais e agentes pragmáticos da direita parece que foram perdendo a vitalidade e também o poder de renovação (vide a juventude do PSDB com os do Chapéu, que coisa deprimente). O meu medo não é ter o PT no governo, mas simplesmente não ter projetos concorrentes viáveis com peso político para inclusive forçar o PT a rever suas práticas atuais. Isso é péssimo para qualquer democracia - pior que um ditadura de fato é uma democracia monótona.

Werner Piana disse...

post esclarecedor.
MG, o paraíso tucano!
:)

Filipe disse...

Organizada como????
Das cidades mais importante em Minas o PSDB ganhou apenas em Betim.
Aécio não deixou o PSDB ter candidatos próprios nas cidades pólos mineiras.

Marcelo, Ubá-MG disse...

Como enxergar o momento atual do governo e da oposição? O PT perdeu na grande maioria dos municípios nos quais disputou o 2º turno; no entanto, em apenas dois casos, Pelotas e Taubaté, o PT foi vencido pelo PSDB. Nos outros casos, foi derrotado por partidos da base do governo.
o PSDB venceu em praticamente metade dos municípios em nova disputa, mas perdeu SP, a cereja do bolo.
As vitórias dos candidatos apoiados por Aécio em Minas, a primeira vista, apontam para a vitória da sua esperteza. Mas até que ponto isso pode ser visto como vantagem se não foi o PSDB propriamente quem venceu?

Werner Piana disse...

"Isso é péssimo para qualquer democracia - pior que um ditadura de fato é uma democracia monótona."
Desculpe, Dimitri, mas não.
Pior do que uma Ditadura de FATO não é uma Democracia "monotona". É a Democracia-Fake, aquela de "partido único" e imprensa comprada e calada e com praticas abusivas - como dizem existir em alguns estados por aí...e que é, esta sim, a Ditadura SUPREMA.