segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Falecimento de Eric Hobsbawm

A Agência EFE acaba de divulgar o falecimento de Eric Hobsbawm. Não há necessidade alguma de destacar a importância dele como intelectual durante grande parte do século XX.
Estive com ele uma única vez, quando fez uma análise dos conflitos internacionais para um grupo de assessores do Instituto Cajamar (eu era, na época, assessor nacional da CUT). Éramos uns 20 ou 30 e tivemos a sorte de poder falar com ele téte a téte. Tranquilo, com uma gama de informações invejável.
Mais adianta faço comentários mais sólidos.







Morre aos 96 anos historiador marxista Eric Hobsbawm
01 de outubro de 2012  08h34



O influente historiador marxista Eric Hobsbawm, britânico de origem judaica, morreu nesta segunda-feira em Londres, aos 95 anos, confirmou sua família.
Hobsbawm morreu no começo da manhã no hospital Royal Free de Londres, onde era tratado de uma pneumonia, segundo a rede britânica "BBC".
Um comunicado de sua família informou hoje que Hobsbawm deixa "não só sua mulher dos últimos 50 anos, Marlene, seus três filhos, sete netos e um bisneto, mas também seus milhares de leitores e pesquisadores no mundo todo".
Entre suas obras mais destacadas, que influenciaram gerações de historiadores, estão "Era dos Extremos: o Breve Século XX: 1914 - 1991" e "Globalização, Democracia e Terrorismo".
O intelectual, que usou os princípios do marxismo para explicar o mundo atual, publicou seu último livro em 2011, sob o título "Como mudar o mundo".
Hobsbawm nasceu em Alexandria (Egito) em 1917, em uma família judia, e cresceu em Viena (Áustria) e Berlim (Alemanha) antes de se mudar para Londres em 1933, ano em que Hitler chegou ao poder na Alemanha.
O intelectual estudou na Universidade de Cambridge e em 1947 se tornou professor na universidade londrina de Birkbeck, onde colaborou durante anos até chegar a sua presidência. EFE

Nenhum comentário: