sábado, 27 de outubro de 2012

Pesquisas apontam virada em 22 das 50 cidades com 2º turno


Candidatos que ficaram em 2º lugar no 1º turno lideram em 8 municípios…
…outros 14 estão empatados com adversário e têm chances de vencer.
A eleição municipal de 2013 poderá terminar com inédita reviravolta em 22 das 50 cidades que farão 2º turno da votação para prefeito amanhã (28.out.2012), mostra levantamento feito pelo Blog com as pesquisas de opinião mais recentes sobre as eleições.
O número de viradas possíveis neste ano é muito maior do que o registrado em eleições passadas. As eleições de 1996 e 2000 tiveram 7 viradas cada uma entre o 1º e o 2º turno. Em 2004, foram 12. Em 2008, apenas 5. Esses dados estão no post do Blog sobre o histórico de viradas em eleições municipais.
Segundo os estudos de opinião, pelo menos 8 viradas deverão acontecer em 2012. Este é o número de cidades em que o candidato que terminou o 1º turno em 2º lugar já passou o adversário e é líder isolado das pesquisas. Estão neste grupo 4 capitais –São Paulo (SP), Belém (PA), Curitiba (PR) e Porto Velho (RO)– e 4 cidades do interior –Diadema (SP), Montes Claros (MG), Petrópolis (RJ) e Ponta Grossa (PR).
Nos outros 14 municípios onde pode haver virada, os concorrentes estão tecnicamente empatados (a diferença entre eles nas pesquisas é pequena e não supera a margem de erro). Ou seja: ambos têm chances de vencer. Fazem parte deste grupo Fortaleza (CE), São Luís (MA), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Campinas (SP), Cascavel (PR), Londrina (PR), Nova Iguaçu (RJ), Sorocaba (SP), Uberaba (MG) e Volta Redonda (RJ).
O quadro abaixo mostra dados das pesquisas nas cidades em que pode haver virada com relação ao 1º turno:
O levantamento do Blog considerou pesquisas sobre o 2º turno disponíveis até a noite de ontem (26.out.2012). Das 50 cidades, 2 não foram incluídas porque não dispõe de pesquisas públicas sobre suas eleições: Duque de Caxias (RJ) e Vitória da Conquista (BA). As outras 48 contam com estudos atualizados e que podem ser acessados neste Blog.
Os partidos
O mesmo levantamento usado pelo Blog foi usado para a produção de reportagem publicada na edição de hoje (27.out.2012) da “Folha de S.Paulo” (disponível aqui). O texto informa que PT e PSDB devem manter a hegemonia nas maiores cidades do país. Os dois partidos comandam hoje 37 dos 85 mais relevantes municípios brasileiros (22 do PT e 15 do PSDB). Amanhã, petistas poderão ficar, no máximo, com 20. Tucanos, com 17.

Nenhum comentário: