Publicado no Jornal OTEMPO em 30/09/2012
PT chegando
Nesta eleição, mais uma vez, o PT está mostrando ser um partido de chegada, que cresce na reta final. Nos últimos dias, as pesquisas detectaram avanço de candidaturas petistas na região metropolitana e interior mineiro. Agora, o PT tem chances de vencer ou chegar ao segundo turno em cidades-polo como Uberlândia, Contagem, Pouso Alegre, Varginha, Governador Valadares e Montes Claros, além de ver diminuída a sua desvantagem em BH.
Sinal amarelo
O alerta já soou no PSDB e no palácio Tiradentes. Anastasia e lideranças tucanas ou aecistas estão intensificando viagens e reforçando campanhas fora de Belo Horizonte. O grupo comandado por Aécio Neves acordou para uma perspectiva preocupante: a de vencer na capital do Estado, com o prefeito aliado do PSB, Marcio Lacerda, mas perder nas capitais das regiões mineiras - Norte, Sul, Triângulo etc.
Acomodação
Até a semana passada, o conselho de líderes do grupo aecista, que acompanha com pesquisas semanais as eleições nas 50 maiores cidades mineiras, fazia avaliações extremamente otimistas de suas campanhas em todo o Estado. E, de fato, vinham liderando na maioria das Top 50. Talvez, por isso, tenha ocorrido certa acomodação de Aécio quanto ao interior. Um publicitário observou à coluna que as campanhas petistas no interior estão "mais organizadas e estruturadas". Também já se ouvem comentários sobre a "excessiva concentração de foco dos aecistas em BH", que roubou as atenções do interior por ser uma vitrine nacional para Aécio. Quem tem salvado as candidaturas aliadas do governo, no interior, é o vice-governador Alberto Pinto Coelho. O vice tem feito incansáveis viagens, mostrando os avanços e obras dos governos Aécio e Anastasia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário