domingo, 13 de março de 2011

Projeto de iniciativa popular para a reforma política

Mensagem de José Moroni:

Desde o ano de 2009 a Plataforma dos movimentos sociais pela reforma do sistema politico e o MCCE (movimento de combate a corrupção eleitoral) vêm discutindo a estratégia de apresentar uma proposta de reforma politica por iniciativa popular. Em comum acordo priorizamos a iniciativa do Ficha Limpa e agora avaliamos que é a hora de lançarmos a reforma politica por iniciativa popular.
Basicamente estamos pensando apresentar a iniciativa popular articulando três grandes eixos:
1. Nova regulamentação do art. 14 que trata dos instrumentos da democracia direta e criação de comissão de fiscalização das eleições com participação da sociedade civil
2. Democratização dos partidos
3. Novas regras para os processos eleitorais
A ideia é apresentar um conjunto de propostas que minimamente apresenta para a sociedade o que estendemos que deva ser uma reforma do sistema politico brasileiro.

2 comentários:

Dulcinéa disse...

Rudá, quero muito participar deste movimento. Dê algumas dicas de participação, por favor.
Será uma forma de eu superar o momento que vivo, por causa de grande decepção com os rumos do governo petista em minha cidade.

Dulcinéa disse...

Gostaria também de sugerir que se tornasse público a confecção de cartilhas para os estudantes nas escolas. Isto para que os professores discutissem com os alunos.
Por ocasião da Constituinte de 88 eu, professora, trabalhei diversos livretos, cartilhas com meus alunos, e considero que foi profícuo.
A discussão tem que ganhar as ruas, escolas, fábricas, serviço público. Tem que ser amplamente discutida, e com pressão popular.
A pressão popular tem que ser intensificada, agora que o mito deixou o poder.