quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Imbroglio mineiro
Tenho a impressão do que ocorre no mundo político mineiro é o sonho dourado do que Serra desejaria para o cenário político nacional. Uma confusão geral, recheada por balões de ensaio de todos tipos e gostos. E tudo gravitando ao redor do PT.
Primeiro, parecia que teríamos apenas três candidaturas para valer: Anastasia (pelo PSDB), Hélio Costa (pelo PMDB) e Fernando Pimentel ou Patrus Ananias (pelo PT). Para o senado as estrelas diziam que os quase-eleitos seriam Aécio Neves e José Alencar.
Até que começam a surgir as negociações do PT com o PMDB. O grupo de Pimentel acusava o de Patrus de aproximar-se aceleradamente do PMDB. Algo, aliás, que se dizia que o grupo de Pimentel já fazia muito antes do PED (eleição interna do PT) e que chegou a irritar Hélio Costa.
E, finalmente, um balão de ensaio subiu por entres as montanhas: uma chapa ao governo mineiro composta por José Alencar, tendo como companheira de chapa a prefeita petista de Contagem. O grupo de Pimentel havia acabado de anunciar uma honraria ao vice-presidente (o título de militante honorário do PT). O grupo de Patris chegou a reclamar que era muito pouco. E aí, o Presidente do PT mineiro, aliado de primeiro hora de Pimentel, afirma que o que o vice-presidente desejar, o PT estará unido e acatará, incluindo sua candidatura ao governo mineiro. O interessante é que no mesmo dia o líder do PT na Assembléia Legislativa de MG, deputado André Quintão, do grupo de Patrus, afirma que a candidatura petista ao governo do Estado continua como prioridade partidária. De seu lado, o vice-presidente declara que a candidatura ao governo mineiro pode ser uma possibilidade, mas que ainda é cedo.
Que história é essa?
1) Parece um jogo entre duas facções petistas. Pimentel tem ao seu lado a futura candidata petista à sucessão de Lula. Teoricamente, seria importante criar situações políticas que isolem Patrus e garantam palanque forte para Dilma em MG. Por seu turno, para o grupo de Patrus seria importante criar um bloco petista unido, demonstrando que uma chapa à sucessão de Aécio com o PT sem ser cabeça de chapa seria a continuidade da eleição municipal do ano passado, que descaracterizou o PT;
2) Ocorre que a vice-prefeita de Contagem apóia, hoje, Patrus Ananias. Portanto, a chapa Alencar-Marília Campos (prefeita de Contagem), além de eliminar Patrus e Pimentel do páreo, recoloca a disputa entre os dois grupos na definição do candidato a vice-governador;
3) O balão de ensaio pode acabar virando Cinderela e superar o mero constrangimento entre duas alas petistas. Se isto ocorrer, é bem possível a unidade (em primeiro ou segundo turno) entre petistas e peemedebistas, tendo José Alencar como cupido. Situação que criaria um grave problema para o candidato tucano e poderia, mais uma vez, fazer Aécio Neves cristianizá-lo (como já fez com João Leite e Alckmin);
4) E, se o balão de ensaio virar fato político, a disputa pela segunda vaga no Senado seria de arrepiar, tendo Aécio (virtualmente eleito) ao lado de Itamar Franco (que já anunciou sua candidatura pelo PPS) e, quem sabe, Hélio Costa e um petista (Pimentel ou Patrus?).
No mundo da política, as imagens são sempre provisórias e, muitas vezes, sua vocação é iludir. Foi assim com a renúncia de Jânio Quadros. Mas como sabemos, muita astúcia, como a de Jânio, nem sempre se alia à vitória.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Olá professor! Acho que vc poderia ampliar suas idéias utilizando o twitter! O que vc acha? Penso que suas idéias contribuirão muitissimo para os debates que ocorrem nessa rede!
Forte abraço
Olá professor! Sugiro que vc amplie seus comentários para o twitter. Suas idéias irão contribuir muitíssimo para os debates nessa rede.
Forte abraço
Confesso minha ignorância. Como faço para ligar um ao outro (eu tenho twitter mas pouco utilizo)?
Tenho acompanhado debates interessantissimos pelo twitter. Sugiro que vc comece a colocar suas idéias aos poucos e logo logo vc aprenderá a usar todas as ferramentas. Mas se quiser se aperfeiçoar rápido tem um aluno do UniBH especialista em redes sociais que poderá lhe ajudar muito. O email dele é salomaoterra@gmail.com Ele presta serviços para a area de Marketing do Centro Universitário. Caso não consiga contato com ele posso te indicar outros técnicos no assunto.
Boa sorte e aguardo ansiosamente sua entrada nos debates!
Postar um comentário