segunda-feira, 15 de abril de 2013

Novo livro de Reinaldo Gonçalves: "Desenvolvimento às Avessas"

Recebo divulgação do novo livro de Reinaldo Gonçalves, publicado pela LTC. Reproduzo, abaixo, a orelha e quarta capa, que sintetiza a obra:

"O livro alerta que escolhas estão sendo feitas – verdadeiros erros estratégicos – e que estas escolhas seguem a linha de menor resistência. Esta linha pode ser denominada Desenvolvimento às Avessas visto que ela desvia o país de qualquer trajetória futura de desenvolvimento econômico, social, político e institucional. Esta linha começou com o governo FHC (1995-2002) e foi particularmente evidente no governo Lula (2003-10) com a consolidação do Modelo Liberal Periférico. Sob a aparência do desenvolvimento constituiu-se, de fato, a essência do retrocesso e se configurou uma trajetória de fraco desempenho, instabilidade e crise. Os erros estratégicos repetem-se no Governo Dilma a partir de 2011. Portanto, o Desenvolvimento às Avessas, com seus erros estratégicos, representa uma volta sombria ao passado e não uma marcha radiante para o futuro. (...) O livro se diferencia da maior parte da literatura atual no país, que enfatiza as questões macroeconômicas de curto prazo (câmbio, juros e finanças públicas). Esta literatura tende a negligenciar as questões estruturais e as escolhas estratégicas que são os balizadores efetivos do processo de desenvolvimento de longo prazo.No início do século XXI as visões e análises sobre a economia e a sociedade no Brasil são, na sua maioria, incapazes de fazer a distinção entre pouca verdade, alguma má-fé e, principalmente, muita ilusão. Desmascarar o jogo de “aparência versus essência” ou “alegoria versus enredo” é o objetivo da análise apresentada neste livro a respeito do passado, presente e futuro do Brasil, particularmente no que se refere ao seu processo de desenvolvimento econômico."

Um comentário:

AF Sturt Silva disse...

Vc já leu livro? Comprou onde? Estou a procura dele nas livrarias virtuais que tem costume de comprar e não estou achando.