domingo, 28 de abril de 2013

Filhos da Classe C

O DATA POPULAR acaba de divulgar a pesquisa "Filhos da Nova Classe Média" que projeta mudanças de comportamento e valores da segunda geração daqueles que aumentaram sua renda e se inseriram, nos últimos dez anos, no mercado de consumo de massas, incluindo produtos de alta tecnologia.
De acordo com a pesquisa, a mudança será significativa: mais informados, mais conectados à internet, com opiniões menos conservadores que seus pais (como papel da mulher e homossexualidade). São 23 milhões de jovens entre 18 e 30 anos de idade com renda mensal entre 291 reais e 1.019 mensais (55% dos brasileiros nesta faixa etária).
Vamos ao resumo dos dados:

5 tendências para 2022



1. Empoderamento tecnológico
A internet e o celular tendem a ser cada vez mais utilizados para a realização de compras, denúncia das relações de consumo e dos serviços do Estado.
_ 51% acompanham notícias pela internet diariamente
_ 65% têm perfil em rede social (principalmente Facebook)
_ 75% concordam com a frase: "adoro produtos tecnológicos de última geração".
_ 57% dos acessos a redes sociais é da classe média (23% alta e 20% baixa)

2. Amadurecimento da educação financeira
Trajetória da família de privações financeiras e o fato de terem que ajudar nas despesas de casa faz com que eles sejam consumidores mais atentos à necessidade de poupar e de planejar sua vida financeira para o futuro.
_ 70% do que ganham vai para despesas da casa (ajuda é de 20% na classe mais alta)
_ obrigações em primeiro lugar, depois o lazer (em 70% nas duas gerações)


3. Valor do Mérito
São mais escolarizados que seus pais e, por essa razão, têm conseguido acessar melhores empregos e obter renda mais elevada. Por isso, tendem a valorizar ainda mais do que a geração anterior o esforço pessoal como forma de melhorar de vida.
_ 72% dos jovens de 18 a 30 anos tem pelo menos o ensino médio completo, enquanto na geração anterior (48-60) esse índice era de 34% (eles estudam 49% a mais que os pais).
_ 61% consideram o trabalho como instrumento para progredir na vida (nas duas gerações), e 82% dos jovens acreditam que a faculdade serve para melhorar o currículo.

Lembremos que dados de análise do sociólogo Arnaldo Montalvão, que cruzou dados do PNAD 2009 e Censo 2010, revela que filhos de pais com ensino fundamental completo têm duas vezes mais chances de chegar à faculdade que aqueles com pais analfabetos. Se os pais tiverem ensino médio, a chande aumento para quatro vezes; se os pais tiverem título universitários, a chance se multiplica por 16. 

4. Flexibilidade nos formatos de família
A nova geração cresceu vendo o ingresso das mulheres no mercado de trabalho. Por essa razão, tendem a consolidar mudanças no papel do casal dentro do lar.
_ 42% discordam que o papel da mulher é cuidar da casa (na geração anterior eram 22%)
_ 20% delas não casariam com um homem que ganha menos, mas 80% deles casariam com uma mulher que ganha mais (eram 58% na geração anterior)
_ 49% aprovam casamento gay (na geração anterior eram 26%)
_ 52% dizem que aceitariam "numa boa" ter um filho homossexual (eram 33%)


5. Relação com o Estado
O acesso da classe média a bens e serviços privados tem crescido nos últimos anos, o que faz com que aumente também a demanda pela manutenção da qualidade desses serviços. Em razão disso, o Estado tende a ser mais cobrado como regulador desses serviços e fiscalizador de sua qualidade.

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