Leio que o Datafolha colheu a avaliação negativa de 63% dos petistas paulistanos sobre a aliança Haddad-Maluf. Também leio, já lamentando, que o marketeiro de Fernando Haddad tentou tanquilizá-lo, dizendo que terá todos votos petistas e malufistas somados. Uma leitura absolutalmente despolitizada do contratado procurando motivar o cliente. Deve confiar no taco. Se é isto, está dizendo que a opinião espontânea dos petistas será desconstruída pela sua varinha de condão. A política e a ideologia cercadas pela publicidade.
O interessante é que o índice dos petistas que rejeitam a aliança PT-Maluf é similar á rejeição geral dos paulistanos (petistas e não petistas) a respeito desta aliança. O que tal dado sugere? Que existe um estranhamento coletivo (dialogando com certo incosciente?), que se alimenta de valores morais ou senso de limite, a respeito do tudo ou nada da matemática eleitoral.
Do ponto de vista político, o que decepciona na leitura do marketeiro da campanha petista, é a lógica na contramão de farta produção do PT a respeito da construção paulatina da hegemonia cultural, o que já foi denominado de "consenso progressivo". A pobre matemática eleitoral estaria usando este conceito ao contrário: para ganhar busca-se construir um consenso mosaico, em que as peças não se encaixam. Assim, só o marketing mágico para resolver esta equação.
Um comentário:
Amigo Rudá sem querer usar varinha de condão, tarô, quiromancia, despacho em encruzilhada, bola de cristal, achômetro e outras peças da evocação de fenômenos extra humanos, sabemos que o povo paulista e paulistano cujo perfil político não é alinhado às idéias petistas,povo esse que está mais pra mastodonte do que para traira camaleônica, nessa eleição que aproxima-se não dará a cadeira da prefeitura paulista para pt nenhum.Não existe marketeiro na face do planeta, por mais bem pago que seja, que consiga alterar a derrota petista-malufista que aproxima-se .O Lula curou-se do câncer e transformou-se num comediante.Ele é uma comédia.Ou será princípio de esclerose?
Postar um comentário