sábado, 9 de junho de 2012

Falecimento de Flavio Pierrucci

Soube do falecimento de meu ex-professor Flávio Pierrucci, aos 67 anos, que me apresentou à leitura de Antonio Gramsci, na PUC-SP. Líamos com avidez e todo rigor que era uma característica central do Flávio, este autor que me marcou para o resto da vida.
Flávio se especializou em sociologia da religião e logo após o final do primeiro turno das eleições presidenciais passadas, debati com ele no Entre Aspas sobre o peso do voto fundamentalista.
Tuca Vieira - 4.mar.04/Folhapress
O sociólogo Antônio Flávio Pierucci, que editou a tradução do livro "A Ética Protestante e o 'Espírito' do Capitalismo", do sociólogo alemão Max Weber.
O sociólogo Antônio Flávio Pierucci, que editou a tradução do livro "A Ética Protestante e o 'Espírito' do Capitalismo", do sociólogo alemão Max Weber.
Pierucci foi também pesquisador do Cebrap, professor da USP, onde chefiou o departamento de Sociologia e, desde 2001, era secretário-geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Entre as dezenas de trabalhos publicados, destacam-se os livros "A realidade social das religiões no Brasil" e "Igreja: contradições e acomodação".
Um dos estudos mais importantes que realizou, pioneiro no tema, analisava a relação entre o crescimento das igrejas neopentecostais e a relação delas com a política partidária.
Lamento não ter dito o quanto ele foi importante na minha formação e como ele inspirou tantos de nós em relação ao rigor necessário para estarmos à altura da profissão que abraçamos.

Um comentário:

Fatima disse...

Também admiro Flavio Pierrucci. Você sempre esteve bem acompanhado não é Rudá?