domingo, 24 de junho de 2012

Ministra Izabella Teixeira em um barraco ambiental, por Miriam Leitão


Era um evento que tinha tudo para ter conteúdo sustentável. Até que virou um insustentável barraco. Discutiria economia com o BNDES, Banco Mundial, ministros da Alemanha, Noruega. O tema era o que o Brasil tem feito de combate ao desmatamento.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, não gostou quando uma pessoa da plateia levantou um cartaz com um desenho de uma motoserra. Relatos de quem estava lá e que recolhi depois informam que além de levantar cartaz algumas pessoas da plateia fizeram intervenções aos brados. A ministra Izabella Teixeira interrompida foi ficando cada vez mais nervosa. Os manifestantes levaram cartazes que diziam: "Dilma, o jogo do Codigo Florestal ainda não acabou" ou "Belo Monte, com meu dinheiro não". Gritavam para o Luciano Coutinho que vissem o cartaz. A ministra foi reagir e se destemperou.
Ela passou dez minutos aos gritos para a perplexidade de todos. Mostro no video abaixo apenas os dois minutos finais da fala dela, mas foi toda assim aos gritos.
Há um momento em que até o tradutor de libras (linguagem dos sinais) desiste. Não tinha mãos para traduzir toda aquela eloquencia.
Estavam lá o presidente do BNDES, Luciano Coutinho; Maria A. Barton-Dock, diretora do Departamento de Meio Ambiente da Rede de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial; Dirk Niebel, ministro da Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha; Bård Vegar Solhjell, ministro do Ambiente da Noruega; Tasso Azevedo, consultor ambiental. A Noruega é a financiadora do Fundo Amazônia. Todos estes estavam no painel, mas os ministros da Alemanha e Noruega já tinham falado e saído. Felizmente, mas mesmo assim foi uma reação exagerada.
A ministra representava o Estado brasileiro num debate dos muitos dos eventos paralelos da Rio+20. Pelo visto, o estado de nervos.


Share on twit

Nenhum comentário: