quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Hélio Costa é internado em hospital depois de sofrer infarto



O ex-ministro Hélio Costa, 72 anos, está internado num hospital de Belo Horizonte após um infarto leve na noite de ontem. A família comunica aos amigos que ele passa bem, embora em observação, e espera-se recuperação rápida.
A carreira política de Hélio Costa parece uma gangorra. Não acompanhou o crescimento sem parada da carreira como jornalista. Como jornalista, começou como radialista em Barbacena (MG) e logo se mudou para BH, trabalhando na Rádio Itatiaia e, depois, na TV Itacaolomi (afiliada da rede Tupi). Arriscou novamente e se mudou para Washington, para trabalhar na Voz da América. Em seguida, foi para a sucursal internacional da Rede Globo nos EUA. O resto é bem conhecido.
Mas sua carreira política bateu no teto. Começou quando retornou ao Brasil, em 1986.  Foi eleito deputado federal (constituinte) e deu o passo seguinte, como fez em sua carreira como jornalista: se candidatou a governador, perdendo por 1% dos votos (para Hélio Garcia, em 1990). Aí, tentou novamente em 1994, mas perdeu para Eduardo Azeredo. Reelegeu-se deputado federal em 1998 e senador em 2002. Foi ministro de Lula em 2005. Tentou novamente o governo de MG tento Patrus na garupa. Mas bate no teto e não consegue sair do parlamento. 
Não amealhou fortuna, embora não tenha uma vida modesta. Possui uma casa em Barbacena e um apartamento no Belvedere (BH), seu maior bem, declarado pouco acima de 1 milhão de reais. 

Um comentário:

Júnior ... D. Eskelsen disse...

Errata -> em deputado federal
em 1988 onde deveria constar 1998.

Precisa aceitar não.

Abraço e bom trabalho.
Júnior