Recebi este fantástico conjunto de slides da apresentação do economista chefe de Obama, Alan Krueger, intitulado The Rise and Consequences of Inequality.
Os slides começam com a comparação da taxa de crescimento real em relação à renda familiar nos EUAem dois períodos (1947-1979, praticamente o período pós-guerra até a crise mundial do petróleo; e 1979-2010)
Vejam a maravilha da ausência de controle estatal na maior economia do mundo.
Agora, vejam o slide 5 desta apresentação oficial: indica a desigualdade social recorde:
E o título do próximo silide já é uma declaração de desespero: demonstra que se a renda tivesse crescido nos anos 2000 como na década anterior, a mediana da renda das fam~ilias teria um extra de 8.900 dólares anuais em 2010!!! Que tal?
Como diz o grande amigo que me enviou estes slides: "os dados mostram, sobretudo, o lastro social
para a emergência de tantas maluquices políticas nos Estados Unidos, do Tea
Party aos neoevangélicos, assim como a indecisão republicana sobre a escolha do
mais ortodoxo, ultradireitista, ultraliberal, etc."
3 comentários:
O Controle estatal é necessário para o equilíbrio da economia. Macro visão. Visão do todo. Sem controle estatal, o mercado é volúvel e instável e não pensa no todo da sociedade. O mercado por si só, é egoísta e competitivo. Sociedade pressupõe bem estar comum.
Desse contexto, o que se espera?
O liberalismo tem lá seus pontos positivos, mas existem setores em que a presença estatal é indispensável.Muito da privatização que houve poderia ter sido evitada se não fosse o liberalismo adotado por FHC e sua turma.
Postar um comentário