sábado, 16 de abril de 2011

UOL exagera em matéria sobre mudança de poderosos no governo federal


Com o título "Ex-poderosos da Era Lula perdem espaço no governo Dilma", a UOL destaca uma matéria que pretende sugerir que o governo Dilma colocou na berlinda vários "capas-preta" do governo Lula. Ledo engano. A lista do ostracismo envolve: Hélio Costa (PMDB-MG), Marina Silva (PV-AC), Ricardo Berzoini (PT-SP), Ciro Gomes (PSB-CE), Aldo Rebelo (PC do B-SP), Osmar Dias (PDT-PR), Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), Ana Júlia (PT-PA), Gim Argello (PTB-DF) e Valdemar Costa Neto (PR-SP).
Desta lista, um ou dois tiveram real poder (ou parcial) no governo Lula. A lista, portanto, induz a erro do leitor.
Hélio Costa e Marina Silva nunca estiveram no núcleo duro do goveno. Ao contrário. Estiveram para compor alianças com interesses muito específicos. Marina amargou um total isolamento e muitas derrotas para a área econômica. O mesmo ocorreu com setores mais vinculados à igreja católica progressista. Faziam figuração e compunham uma imagem e até certo trânsito por segmentos organizados da sociedade que sempre estiveram na base política do petismo. Mas o lulismo os rejeitou desde sempre.
Aldo Rebelo e o PCdoB sofrem do mesmo descaso. Seria preciso lembrar a UOL da história deste cavaleiro da triste figura?
Outros citados fizeram parte do esquema de alianças e controle sobre as bases parlamentares. Mas dizer que eles eram poderosos ou muito poderosos na gestão Lula é um exagero muito distante da realidade.
Houve quedas, sem dúvida. Mas o ostracismo de grandes nomes ocorreu durante o governo Lula: Zé Dirceu, Benedita da Silva e Gushiken são nomes de fácil lembrança. Outros, foram resgatados ou se resgataram, como Tarso Genro e Marta Suplicy, além de Aloisio Mercadante.
Esta mistura de notícia com opinião acaba roendo o rigor da grande imprensa.

2 comentários:

Com Bateria disse...

É necessário considerar que trata-se de um governo de continuidade, do mesmo partido, hereditário. Talvez, por isso, chama a atenção tantas pessoas com lugares trocados.

Eliete disse...

Concordo plenamente. Tive a mesma impressão ao ler a matéria. Da lista, penso que talvez apenas o Berzoini possa ter tido alguma relevância e anda meio escanteado.

Eliete Toledo.