terça-feira, 26 de abril de 2011

Jornais mineiros erram


Fica difícil dizer que a imprensa mineira é livre quando não noticia o fato político mais importante dos últimos dias envolvendo o senador Aécio Neves. A edição desta terça do Hoje em Dia é comete um erro editorial grave: dá uma página inteira para a "reação tucana" ao ataque da oposição. Ocorre que a reação nem começou. E a oposição faz denúncias sobre denúncias, que não recebem espaço no mesmo jornal.
Qualquer manual de redação sugere o inverso: o fato em destaque e o acusado sendo ouvido para se defender.
Tem urubu no céu, uai!

2 comentários:

Valéria Borborema disse...

E olha que Hoje em Dia e o O Tempo, pelo em suas versões on line, exploraram o episódio do senador mineiro. O Hoje em Dia em maior escala. Pior foi o Estado de Minas, que agiu como se estivesse noutro planeta.

Rudá Ricci disse...

O que lamento é que MG tem um time de primeira no jornalismo. Mas há um êxodo de talentos, como Chico Pinheiro, Fernando Mitre e Fernando Gabeira, para citar apenas três.
Lamento esta pressão editorial que leva os jornalistas à exaustão, dificultando a pesquisa, além da pressão política excessiva. Que jornais necessitem de verba publicitária, faz parte dos negócios e é compreensível. Mas que definam linha editorial até distorcer o que é notícia e o que é propaganda, aí é um crime contra o leitor. Eu gostaria de ver matérias acompanhando de perto os dois pesos pesados da política mineira (Aécio e Pimentel), sem esta coisa de copiar notas de agências de notícias ou o famoso Control V, Control C. É triste. Gosto e assino o Hoje em Dia. Mas não posso me furtar de alertar para este erro: trocar uma promessa pelo fato principal e dar uma página inteira no primeiro caderno (o espaço nobre de um jornal) é erro primário e induz o leitor a erro. Pior é dar esta tarefa para um baita jornalista como o Lucca. Aí é caso para chorar.