sexta-feira, 29 de abril de 2011

First past the Post


A televisão anuncia que o Príncipe William está a caminho da Abadia de Westminster. Na política, o modelo Westminster é exemplo de concentração do poder executivo em gabinetes unipartidários de maioria simples. Um gabinete dominante sobre o parlamento. Tudo em função do "first past the post", que em turfe significa que o primeiro cavalo a cruzar a linha de chegada leva todo o prêmio. Assim, o candidato de um distrito que vencer, mesmo sem maioria de votos, leva o posto. O que faz com que eleitos componham um sistema de desproporcionalidade. Em 1951, o Partido Conservador conseguiu maioria no parlamento mesmo tendo obtido menos votos que o Partido Trabalhista.
Para se sustentar politicamente, o Modelo Westminster se apóia numa clara concertação com grupos de interesse, em especial, sindicais. Somente no governo Thatcher esta concertação não foi respeitada.
Enfiim, não teremos um tão pomposo casamento na Abadia de Westminster. Mas talvez tenhamos um sistema partidária que caminha para ser algo similar ao modelo Westminster. Cada país tem o Westminster que pode.

Nenhum comentário: