quinta-feira, 14 de abril de 2011

Educação: entrevista com Lee Sing Kong (Cingapura)


Já sabem minha oposição aos prêmios para professores em virtude do desempenho dos alunos. Feita a ressalva, reproduzo esta interessante entrevista.

“É preciso atrair os melhores profissionais para o ensino público”

Da reformulação do currículo à valorização do professor, tornando a profissão atrativa para os jovens. Estes são alguns passos que Cingapura deu para melhorar o sistema de ensino público do país, que era um dos piores e hoje está entre os melhores do mundo. Lee Sing Kong foi um dos responsáveis por esta mudança. Ontem, em visita ao POPULAR, ele deu a seguinte entrevista:

Quais são os principais fatores do sucesso educacional em Cingapura?

Um currículo foi preparado para atender da melhor forma a capacidade do estudante, oferecendo uma maior variedade de informações, em diferentes áreas de atuação. Depois de criado, você precisa de pessoas capacitadas para repassar esse currículo aos estudantes. Assim como diretores treinados para guiar esses professores.

Quanto tempo foi necessário para a implementação dessa nova linha educacional em Cingapura?
Teve início em 1965, quando Cingapura obteve sua independência. Foram necessários 15 anos para a reformulação do sistema educacional. Cingapura investiu 3,6% do PIB em educação. Mas o mais importante não é quanto você investe, mas onde você investe. Os professores são a peça fundamental, especialmente porque eles passam grande parte do dia ao lado dos estudantes, eessa relação deve ser considerada como a mais importante para que o caminho a se seguir traga resultados satisfatórios. Investir na capacidade dos professores é o começo, porque isso está diretamente ligado à capacidade dele em sala de aula.

Como é feita a seleção dos educadores?
Você tem que atrair os melhores profissionais para o ensino público, e quando isso acontecer, oferecer treinamentos adequados e condições estáveis para eles. Deve haver uma forte iniciativa para atrair os candidatos, de uma forma que o mais atrativo não seja o salário, mas as oportunidades que esses profissionaisvão ter. Em Cingapura, elevamos o valor do salário dos professores iniciantes de forma a equiparar com os salários iniciais de outras profissões como engenheiros e administradores. Muitos pensam que elevar o salário dos professores é a melhor forma de atrair os melhores candidatos, mas isso não é verdade. Salário é apenas um componente dessa fórmula.

Como os professores são valorizados em Cingapura?
Em qualquer profissão, existe uma busca constante pela valorização do trabalhador, como promoção em cargos ou posições, mas isso vai depender da forma com que esse educador vai obter resultados favoráveis e benefícios. Mesmo que ele venha a trabalhar pelo resto da vida no mesmo cargo, ele será constantemente avaliado em sala de aula e isso aumenta o interesse em se obter resultados reais com os alunos, e com isso se autopromover. Temos uma média de 6 mil professores sendo promovidos por ano pelos resultados obtidos com os alunos.

Como manter um padrão de ensino entre os alunos?
Ao separá-los em grupos, vamos oferecer maiores possibilidades de aprendizagem, porque tentar educar todos os alunos da mesma forma vai abrir portas para a evasão e afetar a autoestima de vários alunos que vão preferir deixar a escola do que se sentirem inferiorizados. Professores passaram a dividirseus alunos em grupos de rápido e lento aprendizado. Com isso, ambos vão terminar o ano com praticamente a mesma bagagem.

Nenhum comentário: