terça-feira, 10 de julho de 2007

Humanismo no Século XXI


Estou lendo o último livro de Edward Said, que faleceu em 2003 e lecionava na Universidade de Columbia. Said era um ardoroso defensor dos direitos humanos dos palestinos e seu livro tem como título Humanismo e Crítica Democrática. Logo de início, o autor sugere que a crítica à História (ao historicismo) seria o próprio humanismo, que deixaria de ser totalizando. O livro é instigante. Nunca compreendi bem como alguns marxistas atacam o humanismo em virtude da falta de senso de classe. O texto de Sartre, em que relaciona o existencialismo ao humanismo, sempre foi alentador neste sentido e abriu o debate, embora ele contenha mais um sentimento próximo do cristianismo (a despeito de seu declarado ateísmo, em que afirma que o homem moderno racional, por saber que Deus é uma criação humana - e não o inverso - sentiria a culpa e a responsabilidade pelas mazelas do mundo). Assim que acabar a leitura, socializarei neste blog algumas passagens.

2 comentários:

Eny Prestes disse...

Eu sou advogada. Minha vida inteira mantive contato com as pessoas e relacionado no trabalho com o Direito. Escolhi ser advogada porque é da area de humanas. Sou uma pessoa preocupada com o ser humano e a sua vida na terra. Sou católica e acredito que Deus existe e que criou a Terra; o homem. Quando criei meu blog foi com objetivo unico e primordial de cuidar do ser humano na terra e preocupado com sua relação com o meio ambiente. Sempre preocupado que o Homem viva melhor e como Deus nos ensinou. Amar o próximo e respeitá-lo sempre. Um abraço. Parabéns por ter tido a oportunidade de conhecer mesmo que pela internet com vasto conhecimento. Eny Severino de Figueiredo Prestes - Pederneiras-SP.Brasil

Eny Prestes disse...

Boa Tarde. Admiro pessoas estudiosas e inteligentes. Embora discorde no tocante ser Deus criação humana. Deus criou tudo e o Homem, portanto, não é fruto da criação humana. Sou Católica e discordo. Tenho um blog com essa denominação de sua mensagem. Blogger preocupado com o SER HUMANO.SOU DE FORMAÇÃO HUMANISTA.
ENY SEVERINO DE FIGUEIREDO PRESTES