sábado, 9 de janeiro de 2010

Vanucchi X Lulismo


Pelo andar da carruagem, Paulo Vanucchi, ministro dos Direitos Humanos, está em rota de colisão com o lulismo (não necessariamente com Lula). Depois da trombada com Nelson Jobim a respeito da Comissão da Verdade, agora compra briga novamente com Jobim, que se soma ao ministro Reinhold Stephanes (Agricultura). Trata-se do Programa Nacional de Direitos Humanos que repete em muito o programa da área de FHC, em 2002. Mas esta coincidência não tem nenhuma importância, já que a questão central é a frigideira em fogo alto.
O problema de Vanucchi é que, desta vez, Franklin Martins (Comunicação Social do governo), companheiro de resistência à ditadura, pediu para seu nome não constar ao final do texto oficial deste programa. Alguns bispos católicos também criticaram o que interpretam como censura religiosa contida no Programa.
Aí, temos dois problemas. Um, para Vanucchi, que vai se desgastando politicamente no governo de coalizão, algo que o lulismo odeia. Outro, para Lula, que se demitir o ministro fará dele um mártir à esquerda.
Minha aposta: se as críticas não assumirem proporção de tsunami, Lula deixará o tema esfriar e tomará sua decisão mais adiante. Se demitir Vanucchi, contudo, não ficará nem chateado. Na leitura das pesquisas de opinião, o lulismo não vive de apoios à esquerda. Mergulhou de cabeça na cultura mais que popular do Brasil. E, segundo o texto de André Singer aponta a partir de muitas pesquisas, este brasileiro é conservador e desconfia da esquerda (quer, segundo o texto mais que citado neste blog, um protetor que não rompa com a ordem).

Nenhum comentário: